quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cidade fantasma de Agdam



A cidade fantasma de Agdam se localiza na região de Agdam Rayon, no sudoeste do Azerbaijão. A cidade possuía mais de 160 mil habitantes, porém, devido á controvérsias sobre a posse dessas terras (entre Azerbaijão e Armênia) ela foi invadida, queimada e destruída por tropas armênias em 1993, durante a guerra do Alto Carabaque. Atualmente a cidade encontra-se totalmente em ruínas, e a região interditada e controlada pelo exército armênio. Porém é visitada aos domingos, sob os olhares das tropas. A maioria dos refugiados de Agdam vive hoje em acampamentos improvisados em cidades da região de Barda e Sumgait. 
Destruir uma cidade inteira, expulsar seus habitantes e depois deixar o lugar vazio, é um ato inexplicável e desumano, assim como a guerra. Que triste pensar que o homem é capaz de coisas assim. E, mesmo destruída, a cidade ainda tem lembranças arquitetônicas muito significantes do que um dia foi uma cidade viva, com seus minaretes, portais, mosaicos, cúpulas, etc.
















































Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agdam

http://www.joaoleitao.com/viagens/2009/03/21/agdam-cidade-fantasma-no-alto-carabaque-zona-disputada-entre-o-azerbeijao-e-a-armenia/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Agdam

Vídeos:




Vídeo chocante da invasão da cidade e da expulsão da população. Como era Agdam:

Vídeo da cidade sendo queimada pelas tropas da Armênia em 1993:

3 comentários:

  1. ACHO SIMPLESMENTE FASCINANTE, VER FOTOS E DOCUMENTARIOS DE CIDADES FANTASMAS. FICO IAGINANDO, QUANTOS SONHOS MORTOS ALI, SONHOS NÃO REALIZADOS. É HISTORIA DEMAIS, E MINHA IMAGINAÇÃO VOA LIVRE...

    ResponderExcluir
  2. concordo contigo, jú! esses lugares são fascinantes para mim também.

    ResponderExcluir
  3. GEnte, eu fico horas na internet procurando documentários, fotos e vídeos a respeito de cidades fantasma. Para mim, é uma paixão!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS