segunda-feira, 7 de junho de 2010

Kolmanskop, a cidade engolida pelo deserto.




















As ruínas de Kolmanskop se localizam na Namíbia, Sudoeste da África. Namíbia era colônia alemã e, no início de 1900, jazidas de diamantes foram descobertas na área do deserto, no arredores de Luderitz (atual Namíbia). Os diamantes, muitas vezes, eram encontrados totalmente expostos na superfície da areia. Isto provocou uma corrida à região, de pessoas provenientes de toda parte do mundo em busca de fortuna fácil. Neste deserto cresceu a elegante cidade de Kolmanskop, com seus chalés em estilo eclético, a qual possuía cassino, teatro, pista de boliche, açougue, padaria, água encanada, rede telefônica, piscinas, estrada de ferro e um hospital com a primeira máquina de raio-x do hemisfério sul. Cerca de 700 famílias viviam na cidade, incluindo 300 adultos, 40 crianças e cerca de 800 trabalhadores. Todas as manhãs, um vendedor de gelo distribuia a ração diária de blocos de gelo e bebidas geladas para cada família.
Os salários locais eram muito bons e as casas eram protegidas por grandes telas de metal ao redor do jardim e nos cantos das casas, para manter a areia fora delas. A cidade possuía também um esquadrão de limpeza de areia que mantinha as ruas limpas todos os dias.
Logo após o esgotamento das jazidas, pós Primeira Guerra Mundial, a descoberta de depósitos maiores ao sul em Oranjemund, fez com que começasse o fim de Kolmanskop. Assim, no prazo de 40 anos, a cidade nasceu, floresceu e e morreu. Na fase da decadência da cidade, a limpeza da areia já não aparecia, o homem que distribuia gelo também. O sino da escola nunca mais tocou. Durante a década de 1950, a cidade já estava completamente deserta. Depois disso, as dunas do deserto começaram a recuperar o que sempre foi delas.























































































































































































































































Links relacionados a Kolmanskop:








Vídeos relacionados a Kolmanskop:



Um comentário:

  1. Kolmanskop pode ser uma amostra microscópica, exemplar e pitoresca para os homens do mito do eterno retorno a um estado primordial.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS