sábado, 4 de dezembro de 2010

Monumento no Monte Buzludzha - Bulgária


Monte Buzludzha e o monumento comunista - Bulgária

Um dos lugares mais impressionentes que vistei virtualmente nas minhas explorações. Andei com o blog parado, mas minhas pesquisas continuam e esse monumento me impressiona pelo que respresentava politica e socialmente e o que é hoje. Uma gigante "nave espacial" de concreto, pousada no pico de uma montanha.
Buzludzha é um pico de 1441m de altura, que foi palco de uma batalha entres rebeldes liderados por Hadji Dimitar e Stefan karadzha e os turcos em 1868 e, em 1891, secretamente, o monte foi tomado por socialistas liderados por Dimitri Blagoev, e lá, se organizaram politicamente. Para honrar esse ato, foi construído o Monumento Buzludzha, um gigante símbolo do socialismo na Bulgária.





Várias pistas de acessos foram construídas, saídas de Shipka e da estrada principal Stara Zagora - Roussée e, atualmente estão em péssimas condições.








O plenário interno, numa foto que não posso precisar seguramente de quando se trata. Preciso saber até quando o mantiveram o monumeto conservado.


Atualmente o plenário está assim. O teto aparenta estar em processo de alta deterioração. Corre o risco de colapsar em breve.


A nave. 




Na saída de Buzludzha vê-se uma estátua gigante de Dimitar.
A construção de Buzludzha só foi possível graças à doações e fundos do governo que, juntos, totalizaram cerca de 7.000.000  atuais. 
Voluntários de todas as profissões colaboraram para a construção, tudo comandado pelo General Delcho Delchev, encarregado da seção de engenharia civil. O projeto é do arquiteto Guéorguy Stoilov, e todo o complexo agrega outros trabalhos de artistas plásticos e escultores de renome na Bulgária.

Alguns links sobre Buzludzha:





Vídeos de visitantes de Buzludzha (queria tanto ir lá um dia):









3 comentários:

  1. Blog muito bacana Renato!!Me amarrei ae!Valeu cara!

    ResponderExcluir
  2. ótimo blog, poste mais informações sobre os lugares!!!!! abraços, fique com Deus.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS