quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ruínas do Hotel Rádio - Araxá - MG - com fotos de Antonio Francisco Macedo de Oliveira

Ruínas do Hotel Rádio - Araxá - MG - com fotos de Antonio Francisco Macedo de Oliveira


"... O Hotel Rádio em Araxá/MG já foi glamuroso e hospedou figuras ilustres como Getúlio Vargas e Santos Dumont. Sua decadência começou quando, segundo dizem os moradores locais, se suicidou uma mulher num dos apartamentos do Hotel. Os hóspedes e funcionários começaram a relatar sons estranhos e visões de vultos pelos corredores do hotel. Ele foi abandonado e suas ruínas são visitadas por todo tipo de público. O local se transformou num parque e tem arborismo e trilhas. À noite, grupos de adolescentes e namorados visitam o local em busca de emoção, tentando ver ou ouvir alguma coisa. O local fica próximo do Complexo do Barreiro, famoso por abrigar as fontes termais usadas por Dona Beija. Se você tiver oportunidade, visite Araxá. Não só pelas ruínas, mas pela beleza do local."


Fundado em 1910, o Hotel do Rádio fomentou o turismo na região, e é considerado um marco simbólico entre a boa convivência entre o turismo, a mineração e a preservação da natureza.

Hoje é dia 13 de janeiro de 2012 e, recentemente, recebi um link, este:
http://www.flickr.com/photos/antoniofmoliveira/sets/72157628816353589/. São fotos do Antonio Francisco Macedo de Oliveira, um fotógrafo muito detalhista, também curador de exposições fotográficas. Ele fotografou o Hotel, e as fotos são simplesmente belas, e atuais. Elas deram um outro charme para essa postagem. Agora ela está bem melhor.
Vou deixar a postagem antiga pro final, pois foi um material muito querido que outra leitora do blog me mandou. Bem, vamos lá!






































Lindo!! parabéns Antonio.

Postagem antiga

Recebi um e-mail de uma amiga virtual que me apresentou um lugar abandonado novo para mim. No Brasil. Achei demais. Gostaria muito que as pessoas vissem o blog e mandassem material de seus próprios lugares. Isso me empolgou e me fez voltar ao blog. Obrigado Letycya.
Como ela me explicou tão bem a história das ruínas, resolvi postar parte do seu e-mail e seus comentários sobre as imagens que me mandou.


"Hotel Rádio em tempos de glamour nos anos 1910 a 1920"

"Na foto acima, o Hotel Rádio já abandonado na década de 1970"






"Placa de fundação do Parque do Hotel Rádio em 1988 "

"Entrada do Hotel – A placa ficava fixada num muro de pedra que pertencia à fachada original com um portão de latão" 

"Saguão de entrada do Hotel Rádio atualmente"

"Outra visão do saguão de entrada do Hotel "







Alguns vídeos sobre as ruínas:









11 comentários:

  1. Já estive lá, é impressionante, muito legal....

    ResponderExcluir
  2. Postei fotos recentes no Flickr e linkei para esta página. Veja em http://www.flickr.com/photos/antoniofmoliveira/sets/72157628816353589/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antonio, você não se importa de ter suas fotos expostas no blog, não é? Acho que contribuiu muito, deu outra cara ao Hotel. Tuas fotos arrasaram!
      Olha aí!! a postagem é tua. Obrigado.

      Excluir
  3. Olá sou de Araxá Mg... No inicio de 2011 estava fotografando o local quando percebi que havia algo estranho em uma das fotos, apareceu algo parecido com um rosto em uma das salas... Se você se interessar posso te enviar a foto para você analisar.Meu facebook é Ron Queiroz - Araxá. Lá você encontra a foto onde está assinado meu nome na foto... Foi a unica que assinei pelo fato.Não acreditava nisso, mas depois disso não dúvido mais. Abraço e parabens pelo Blog. Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ron, gostaria muito de ver a foto, porém não a encontrei no seu facebook. Muitos álbuns. Em qual álbum a foto está?

      Excluir
  4. Te mandei um e-mail com uma foto que tirei nas ruínas vc recebeu???? Urgente!!!

    ResponderExcluir
  5. Estive lá na semana passada. Deixei meu filho de 7 anos "explorar" as ruínas. Tenho certeza que a experiência vai ficar para sempre na memória dele.
    Ah, em um momento, ele disse ter visto uma pessoa, dentro de um dos quartos ;-)) imaginação de criança vê cada coisa....
    No dia seguinte voltamos lá. Aí ele grita! Papai, papai! Tem um boi dentro das ruínas! Putz, não é que tinha mesmo ? Um boi de carne e osso. Registro da nossa visita: http://www.youtube.com/watch?v=FXH2bSRQqTE

    ResponderExcluir
  6. Moro em BH e fui por duas vezes a passeio em Araxá. A sensação que tenho é a de que, quando estamos na BR262 e atravesso o rio na divisa de Ibiá e Araxá o clima fica pesado. Apesar de Araxá ser apenas mais uma bucólica cidadezinha mineira. As lendas do início dessa cidade baseia-se em muito ódio e cobiça por terra(os antigos povoadores, bem como os nativos Arachás, eram de uma maldade sem fim). Procurem pela lenda do "pau de binga", onde os índios invocavam o próprio demônio em volta da árvore. Os antigos povoadores, que dizimaram os ídios da região, para aproveitarem suas terras. E a história do túmulo da Filomena, que foi enterrada viva só porque tinha varíola(aliás, pessoas de cor nessa região sofrem forte racismo até os dias atuais).

    No local onde estive, é uma pequena propriedade seguindo a estrada da Copasa, e depois de cruzar por duas vezes a estrada de ferro, notei que são constantes os despachos nas encruzilhadas pelas estradas rurais que circundam Araxá. Nesses despachos é possível identificar nomes de pessoas amarrados com nós, ou na boca de animais que foram mortos inocentemente, apenas pelo prazer de ser feita a maldade por alguma entidade espiritual (que com certeza, do bem é que não é). Percebi que a maldade de pessoas ainda dominam pela região.
    Araxá é uma cidade muito linda, mas infelizmente tem as manchas de sangue em sua história, não mais que outras cidades mineiras, mas que com certeza esta entre as mais.

    As fotos são lindas, e contam um pouco do glamour e do romantismo que foi os tempos áureos dessa região.
    Meu email para contatos é: eberfonseca@hotmail.com no facebook é Eber Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éber, obrigado pelo seu comentário. Muito interessante. E obrigado por ler o blog.

      Excluir
  7. Estou gostando muito do blog, pois nasci em uma cidade com muita história e esse tema me atrai muito!!! Nas fotos 10 e 11, não sei se só eu enxerguei, mas vejo claramente uma pessoa dentro da casinha... estou ficando louca??? hehehehehe Parabéns pelo blog e assim que possível entrarei em contato para enviar algumas fotos da minha cidade Rio Grande - RS, atualmente resido em Brasília. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, estivemos lá fotografando pro meu casamento e a paz que o lugar transmite é impressionante!
    Independente do que tenha acontecido no local, se foi ruim ficou em ruinas assim como o lugar!
    A estrutura e a vista são de deixar o queixo caido. Muito lindo o lugar!!!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS