terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estação de Energia no Lago Buntzen - Vancouver

A cerca de cem anos atrás (1903) foi  posta em funcionamento a primeira estação de geração de energia do baixo Mailand (Canadá). A qual, com dois dias de funcionamento, começou a fornecer á Vancouver a energia gerada pela hidroelétrica, que supria necessidades energéticas urbanas como iluminação pública, energia para os bondes e casas.
O projeto da usina de energia do lago Buntzen foi incialmente orçado em 800 mil dólares, custando, ao seu término, 1 milhão e 200 mil dólares. A demanda por energia cresceu tão rapidamente, que em 1906 se criara uma quarta unidade geradora.
Devido a problemas de fundações, as três unidades foram instaladas em uma nova fábrica a 1/2 milha da primeira. A barragem foi concluída em 1914 e, devido à desaceleração econômica em 1913, o que reduziu a demanda por energeia, começava o fim do programa de construção original.
Ao longo de quase 50 anos (1903-1950) a hidrelétrica produziu energia, apoiada por uma comunidade que se implantou nas encostas íngremes acima da casa de força, e suportavam nevoeiros, falta de terreno plano, necessidade de buscar de barco mantimentos, assistência médica e entretenimento (só havia a pesca, o tênis e o badminton como atividades esportivas praticadas pela comunidade).
Em 1950, o primeiro prédio, dos quatro, foi demolido numa ação planejada. As três restantes foram substituídas em 1951 por uma única unidade que produzia cerca de três vezes a potência de todas as unidades, além de ser operada totalmente por controle remoto. Com o fim das atividades das unidades antigas, a população existente no local foi descendo as encostas e o vilarejo ficando vazio. Em 1971 a área do entorno das unidades foi transformada em  área recreativa e as estações completamente desaparelhadas.
Hoje a usina do lago Buntzen, produz menos de 0,4¢ da energia produzida pelas instalações geradoras de propriedade da BC Hydro. No entanto, ela foi a primeira usina de geração hidroelétrica da região e nos seus primeiros anos de existência foi considerada uam maravilha da engenharia e após quase 100 anos continua a produzir energia barata.
As fotos são dos prédios que mantinham as estações/fábricas/distribuidoras de energia. Cenário magnífico e fantasmagórico, à beira do lago Buntzen.













Link relacionado ao centenário da hidroelétrica:
http://www.powerpioneers.com/BC_Hydro_History/1860-1929/Stories/history1860-1929_11070301.aspx

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS