quinta-feira, 26 de junho de 2014

Aviões abandonados pelo mundo

Postagem atualizada em 26 de junho de 2014.


Olá, gente boa!
Trouxe duas coisas aqui fantásticas. primeiro é um avião muito grande e diferente, e que parece uma nave espacial. Não sei a procedência, no perfil do usuário há nenhuma informação sobre o lugar. Nada! Mas vale muito a pena ver; segundo é um cemitério de aviões na África que é ainda muito usado, só que pelas crianças locais. Tudo virou um imenso playground. Vamos começar por ele.
Cemitério de aviões/playground - República do Congo
Em 2002, o vulcão Nyiragongo, localizado no monte de mesmo nome, entrou em erupção depois de meses de atividades. Suas lavas - além de chegarem até um lago - atingiram o Aeroporto Internacional de Goma, bloqueando os aviões que lá estavam. Resultado: um cemitério de aviões - e de aviões grandes. Depois de terem tudo em seus interiores retirado, as carcaças descansam ainda no mesmo local. Somente as crianças ainda frequentam o local. Na intenção de travarem brincadeiras e jogos. Fico imaginando a imaginação dessas crianças e suas fantasias durante suas aventuras nesse lugar. De repente voltei à minha infância...

 







   





Todos os direitos das imagens reservados ao fotógrafo Michael Christofer Brown.

Fontes:



Avião misterioso
Como nada encontrei no perfil de onde pesquisei essas imagens, gostaria que algum leitor mais inteirado se habilitasse a comentar sobre ele. Grato.























Fonte:


Atualização anterior:

Postagem atualizada em 05 de maio de 2013

Avião soviético abandonado - modelo VVA-14
Um avião nada comum usado em guerras. Restos da antiga União Soviética.

































Fonte:



Postagem anterior:

Estive hoje no aeroporto de Brasília e revi alguns aviões abandonados numa área, os quais já havia observado em uma visita anterior. São aviões de empresas aéreas falidas e, segundo informações de amigos da INFRAERO, são aviões que estão sob júdice. Em viagens recentes a outros aeroportos (Viracopos em Campinas e o Aeroporto de Recife, o Guararapes) percebi a mesma incidência e penso que isso acontece em vários dos principais aeroportos brasileiros. Resolvi então fazer um post que irei acrescentado coisas ao longo do tempo. Colocarei alguns mais de um site que frequento muito (vide link no final da postagem) e outras coisinhas. Vamos lá!

Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek - Brasil
Primeiramente as seis aeronaves que vi estavam numa área perto das pistas de pouso e decolagem. Porém elas foram removidas e percebi que estão sendo desmontadas. 







































Vídeo do aeropoto de Brasília:



Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes























































































































Vídeos:





Aeroporto Internacional de Guarulhos - São Paulo
Em Guarulhos há um mini cemitério de aeronaves.







Aeroporto de Congonhas - São Paulo

















Aeroporto Presidente John F. Kenedy - la Paz
Há duas áreas de depósio de aviões nesse aeroporto.

















Links importantes:




http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:TransBrasil_airplanes_at_BSB_09_2009_7136.jpg


Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas












Links importantes:

http://desastresaereosnews.blogspot.com/2010/07/avioes-abandonados-nos-aeroportos_4809.html

http://www.panoramio.com/photo/12422116

http://www.panoramio.com/photo/17220984

http://www.panoramio.com/photo/44194032

http://www.panoramio.com/photo/26583943

http://www.panoramio.com/photo/21120383


Vídeo do cemitério em Viracopos:

http://www.youtube.com/watch?v=CxmpGZrqJFg&feature=related


Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz













Links importantes:

http://www.panoramio.com/photo/19742159

http://www.panoramio.com/photo/31054062


Aeroporto de Guararapes - Recife








Link importante:

http://desastresaereosnews.blogspot.com/2010/07/avioes-abandonados-nos-aeroportos_8029.html

Vídeo de aeronaves abandonadas no Aeroporto Guararapes, em Recife:

http://www.youtube.com/watch?v=-BQSjDSsU1Q


Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves  - Confins - Belo Horizonte







Aeroporto Internacional Pinto Martins - Fortaleza








Links importantes:

http://www.panoramio.com/photo/33881145

http://www.panoramio.com/photo/33881145


Aeroporto Santa Genoveva - Goiânia



Link sobre:

http://desastresaereosnews.blogspot.com/2010/07/avioes-abandonados-nos-aeroportos_7736.html


Aeroporto Internacional Salgado Filho - Porto Alegre





Link:

http://www.panoramio.com/photo/17730475


Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão - Rio de Janeiro




Aeroporto Interacional Santos Dumont - Rio de Janeiro




Aeroporto Luiz E. Magalhães - Salvador















Aeroporto Internacional Cunha Machado






Link:

http://www.panoramio.com/photo/23986296

http://desastresaereosnews.blogspot.com/2010/07/avioes-abandonados-nos-aeroportos_7736.html

32 comentários:

  1. Já no aeroporto militar de Alverca, se encontram autênticas pérolas de aviação em avançado estado de decomposição...

    Podem ser vistos aqui : http://maps.google.com/maps?t=h&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=38.885328,-9.031993&spn=0.007216,0.013036&z=17

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  2. Obrigado pela dica, vou atrás desse link agora.

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  3. Deu uma matéria no fantástico sobre aeronaves abandonadas. Vem leilão, vai leilão e não aparecem interessados porque a justiça é lenta e os aparelhos já não prestam mais pra nada.

    Estão sendo desmontados para que as peças possam ser reaproveitadas.

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  4. 727-224 Adv N79745 Planet Airways abandonado em Port-au-Prince, Haiti
    http://www.youtube.com/watch?v=kQwjz7VODhE
    coordenadas
    geo:lat=18.579219727089182 geo:lon=-72.29175567626953

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  5. Tinha reparado isso, tanto em Brasília quanto em Recife, e realmente é lamentável e triste... ver aviões que fizeram história na aviação brasileira e internacional, como é o caso da TransBrasil. Seriam belos exemplares para um museu da aviação brasileira! Continue com o blog, muito interessante. Parabéns!

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  6. si a historia da vioaçao brasileira tever uma hestoria entao tem que ser regatada.parabens pela materia.

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  7. VIVA NOSSA JUSTIÇA VIVA O BRASIL O PAÍS QUE FAZ DE CONTA.É ISSO AI GENTE, SÓ TEM LERO LERO, E MUITA SACANAGEM. ESTAR AI O EXEMPLO E VOCÊ O QUE DIZ?

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  8. No aeroporto de Itacoatiara-AM, tem um Curtiss C46, prefixo PP-NMH, abandonado.

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  9. asdf e dechi jeitoooooooo negada

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  10. Parabéns pelo trabalho. Acessando meu site, no endereço abaixo, você encontra uma planilha com a lista dos aviões comerciais estocados pelo Brasil todo. Abs, Lineu

    http://www.aeromuseu.com.br/estocados.pdf

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  11. O Centro Universitário de Maringá precisa de uma aeronave para ser usada no Curso de Pilotagem que esteja inteira, mas sem necessidade de voar, para ser usada nas aulas (desmontagem e montagem) pelos alunos.
    Se alguém souber por favor entrar em contato - Marcelo (44) 9104-1793 - marcelo@cesumar.br

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  12. Primeiro parabéns pelo site. Cara acho que na verdade esse avião de 8 turbinas na verdade é um aero barco. de uma olhada nesse site http://www.defesabr.com/Tecno/Asa/tecno_barcos_voadores.htm

    Abraço
    Carlo Cammarota

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  13. Os aviões misteriosos citados na matéria não são exatamente aviões! São naves russas projetadas para uso militar e são denominadas Ekranoplanes! Elas não voam como um avião, elas se deslocam em baixíssima altura ( alt. máx. de 3m!) acima do nível do mar ou em grandes lagos em velocidades subsonicas! O perfil aerodinâmico mais a brutal potencia dos propulsores causa um efeito asa suficiente apenas para elevar a nave um pouco acima da linha d'água mantendo-se quando em velocidade numa espécie colchão de ar proporcionando uma velocidade fantástica de deslocamento sobre a água. O projeto nunca passou da fase de protótipo e jamais entrou em serviço nas forças armadas soviéticas. Apesar da velocidade e do desempenho admirável, e ainda ser capaz de carregar muitos armamentos as naves eram muito instáveis no controle direcional e quase sempre protagonizaram acidentes fatais durante o desenvolvimento. Isto aliado ao alto custo de manutenção e insucesso tático acabaram por desativar o projeto e todos os protótipos foram encostados, parcialmente desmontados e abandonados!!

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  14. Post interessantíssimo, lamentável como tudo se acaba, já imaginaram todas as companhias operando, seria ótimo, concorrência e preços interessantes, tem um modelo da Vasp acho que em SP modelo grande, voei neste equipamento como passageiro, aliás voei muito de Vasp e TransBrasil, quanta saudade, tem uma localidade nos EUA onde encontram-se vários aviões de várias empresas que não existem mais, mas não sei a sua localização, se puder um dia ir lá e puder fotografar, seria interessante, o negócio é se pode, ainda mais nos dias de hoje! Parabéns pelo trabalho.

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  15. O 3o post, se trata do VVA-14 que está no Museu de Monino, perto de Moscou, por sinal, um excelente museu. http://www.moninoaviation.com/info.html

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  16. O 2o post, trata-se de um Ekranoplano, como dito acima, conhecidos como Monstros do Mar Cáspio. O modelo é o MD-60 da classe Lun, que descansa na Base Naval de Kaspiysk. Entrou em operação em 1987 e saiu em 1990. Veja em http://visualoop.com/media/2013/03/The-Caspian-Sea-monster-750x494.jpg , http://en.wikipedia.org/wiki/Lun-class_ekranoplan ou em http://one360.eu/blog/archives/2016

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  17. Atualizando algumas observações aqui. Vejam como é a coisa, hoje está sendo leiloado um dos últimos Boeings 707 ex-Varig que eram usados pela FAB. Chegaram a ser usados também como aviões presidenciais quando presidentes brasileiros viajavam para o exterior em visita oficial. Também como parte do esquadrão corsário eram usados para transporte de tropas em deslocamento ao exterior pela ONU e como aviões reabastecedores. Eram aviões fabricados nas décadas de '50 e '60 e foram garbosamente utilizadas pela Varig antes de serem repassadas à FAB. Mas, devido a recorrentes problemas com estas aeronaves, inclusive acidentes que ocasionaram perda anti-econômica de recuperação, a FAB resolveu em nome do aperto Fiscal que sofre há anos (Não é de agora nesta crise!) desativá-las! Muitos diriam que foi uma decisão acertada. Afinal, ao contrário do que acontece nos EUA por exemplo, onde um retrofit completo de aviônicos e de motores mais modernos poderia ser considerado, os custos via Brasil são astronômicos.
    ...(Continua)

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  18. ...(Continuando)
    A FAB pediu então licença para comprar aeronaves mais modernas, especificamente o Boeing 767 muito usado por outras Forças Aéreas e coincidentemente o mesmo modelo de vários aviões da TransBrasil abandonados em Brasília pelo fechamento criminoso deste empresa. Há vários anos venho perguntado e questionando em sites especializados e demais debates, que a FAB poderia ter aproveitado estes aviões da TransBrasil, mesmo que as células estivessem sem a maioria dos equipamentos e algumas até sem motores hoje em dia. Também como a FAB poderia ter ficado com os dois Airbus A-300 da Vasp dos quais apenas um estava em voo quando a empresa faliu, o outro estava encostado aguardando manutenção! Não poderia a FAB ficar com eles diziam! Os aviões estão sob-judice para garantir pagamentos de salários e indenizações diziam! Oras, pois, bastava a Justiça informar o valor atribuído a estes aviões e a FAB repassaria a verba correspondente a Justiça! Claro se alguém do governo tivesse cabeça boa para fazer isto! E se houvesse uma boa vontade lógica! Ah! Disseram outros! Mas a FAB gastaria muito para colocá-los em condições de voo! Sim! Claro! Mas será que o Pamaer gastaria mais do que comprar um outro avião civil e mandar adaptar no exterior para uso Militar? Pois será assim com os novos aviões do Esquadrão Corsário da FAB! A licitação já houve! Quem ganhou foi uma empresa Israelense! Ela vai receber dinheiro para procurar e comprar duas Aeronaves usadas Boeings 767, e depois vai receber outra verba para adaptá-los para uso como reabastecedores, transporte de cargas e tropas lá em Israel!!!! Já imaginaram quanto vai custar estes dois aviões??? Posso estar enganado, mas prá mim é seis por 1/2 dúzia!

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  19. ...(Continuando ainda!)
    Mas pensam que a FAB só aprontou agora?? Vejam isto: A FAB comprou creio que 10 aeronaves usadas ex-USAF Lockheed P-3 Orion para patrulhamento marítimo! O mesmo modelo usado por vários países para isto! Inclusive os EUA, Canadá, Japão e muitos outros! Até ai tudo bem! Só que estas aeronaves estavam estocadas no Deserto do Arizona há mais de 30 anos! Estavam preservadas exatamente como no dia em que foram desativadas! Pelo menos três delas serviram no Vietnam, e tem na fuselagem os remendos dos tiros que levaram em missão! Para serem totalmente operacionais e confiáveis, foi preciso fazer uma pequena reforma...Na Espanha! Aí fica a minha dúvida: Foram voando??? Se foram...não sei! Mas lá na Espanha trocaram algumas coisinhas: Trens de pouso todos novos, dos antigos nada prestou! Trocaram as asas! Os motores foram trocados também! E a FAB também teve que trocar todos os instrumentos de controle, navegação e gerenciamento de equipamentos da aeronaves (aviônicos) bem como as antenas/Radar de monitoramento (já que as que estavam neles estavam defasadas trinta anos!) Enfim também foi preciso trocar todo o cabeamento do avião, novos tanques de combustível, luzes de navegação e mais uma porrada de troços necessários. Traduzindo: A FAB comprou umas "cascas" e montou o avião todinho de novo! E fica a pergunta: Se isto compensa, por que não investiram nos B-767 da Transbrasil e os A-300 da Vasp???? Será hein?????

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  20. Muito triste ver essas imagens, para quem ama a aviação e tem aeronaves como vicio... é difícil não se emocionar com o caso! ver essas aeronaves se acabando com o tempo, sendo destruídas pelo homem e de vagar a historia da aviação brasileira se acabando! Tenho planos de um dia ainda conseguir adquirir uma aeronave assim só para expor ela em um lugar reservado aqui no sitio e de alguma forma preservar a historia da mesma que vai se apagando... Imagino a quantidade de sonhos que ja se realizaram dentro dessas aeronaves!
    Parabens ao criador dessa pagina!

    R.D / SAY BRAZIL

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  21. Tem (ou tinha) um DC-3 perto de Costa Rica-MS, de contrabandistas. Tirei uma fotos dele. Mas nunca mais fui lá.

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  22. O avião misterioso, na realidade não é um avião e sim uma embarcação pós guerra, podia viajar sobre as águas a uma velocidade incrível, dotado de várias turbinas, um foguete na água.

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    1. Ekranoplanos são um combo de barco e avião de grande capacidade construído pelos russos na época da guerra fria, está abandonado atualmente em um cais da cidade de Kaspiysk. Chegava a 550 km/h praticamente voava a alguns centímetros da água.

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    2. Ekranoplanos são um combo de barco e avião de grande capacidade construído pelos russos na época da guerra fria, está abandonado atualmente em um cais da cidade de Kaspiysk. Chegava a 550 km/h praticamente voava a alguns centímetros da água.

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  23. O avião misterioso, na realidade não é um avião e sim uma embarcação pós guerra, podia viajar sobre as águas a uma velocidade incrível, dotado de várias turbinas, um foguete na água.

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  24. triste ver isso, fico deprimido, sou piloto e amante dos aviões antigos, estes sim são aviões de verdade... ver vários dc-8s, 707s, 737-200, A300 e etc, lamentável, se eu ficar bilionário vou restaurar um dc3, dc7, 737-100, dc8 e oq puder mais!!

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  25. https://en.wikipedia.org/wiki/Bartini_Beriev_VVA-14

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  26. Deveriam fazer um museu em cada um dos estados ou cidades ... Assim seria uma forma de renda para os donos ou para a cidadela pois eu tenho vontade de ver um museu mais não temos acesso moro em Manaus AM e deveriam essa seria uma forma de renda .... creio eu

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  27. Deveriam fazer um museu em cada um dos estados ou cidades ... Assim seria uma forma de renda para os donos ou para a cidadela pois eu tenho vontade de ver um museu mais não temos acesso moro em Manaus AM e deveriam essa seria uma forma de renda .... creio eu

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