quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hunters Point Shipyard - São Francisco - EUA

Hunters Point foi um estaleiro de limpeza de navios usados em testes nucleares americanos na Segunda Guerra Mundial, realizados no pacífico. O projeto empregou 12 mil pessoas permanentemente, e 13 mil de modo indireto, porém, como fazia limpeza de navios contaminados, sofreu duras críticas, além de causar um grande impacto ambiental e deslocar uma população inteira que vivia no local.
Funcionava assim, os EUA colocavam frotas de navios no pacífico e, bum! lançava uma bomba de hidrogênio no meio deles e via como se comportavam. São aquelas célebres e conhecidas imagens dos cogumelos atômicos no mar, que acho que muita gente já viu em documentários.
A região de Hunters Point era basicamente ocupada por imigrantes africanos que trabalhavam nos estaleiros navais e, após a Segunda Guerra, o processo de adensamento se acelerou. Entre 1940 e 1950 a população de Hunters Point passou de 16.500 para 147.000. A desindustrialização na região, que vem acontecendo desde os anos 70 e continua nos 2000, transformou a área em uma mancha urbana cheia de desemprego, pobreza e criminalidade. E como as áreas do estaleiro não estavam compeltamente descontaminadas, muitas pessoas destas comunidades apresentaram doenças como asma, câncer, e altas taxas de mortalidade infantil. Há projetos para uma renovação urbana no local. Vamos às imagens.




































 
















Mais sobre Hunters Point:




Vídeos sobre o estaleiro e sobre Hunters Point:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS