domingo, 13 de março de 2011

A capela esquecida de Niemeyer


Em Brasília, há três pequenas capelas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer que estão, ou escondidas, ou inacessísveis ao público. Uma delas está mais que esquecida, quase abandonada, está localizada no Parque da Ermida Dom Bosco, um complexo à beira do Lago Paranoá com passeios e trilhas para banhistas ou simplesmente, apreciadores da vista privilegiada da cidade de Brasília. Tanto o Santuário, quanto a capela, são de Oscar Niemeyer, porém, a capela, no mínimo, não está tendo o uso para o qual foi projetada: o de capela. Nenhuma programação é resevada a ela e, está abandonada e esquecida pelos prórpios visitantes do complexo, que parecem não se interessar pelo pequeno prédio. Linhas que lembram o Sambódromo do Rio de Janeiro, foi um detalhe muito bem lembrado por Casper, que me acompanhou na visita.
As outras duas capelas, são: a capela do to topo do Anexo IV da Câmara dos Deputados (o prédio do gabinetes dos deputados) e a capela do Palácio da Alvorada. Não estou certo, mas parece haver uma outra no Palácio do Jaburu. Todas mínimas, com um só espaço interior, que se divide entre altar e cadeiras. 
A Capela da Ermida há três bancos solitário e postos de um lado só do espaço da capela. Apesar do uso de capela não se desenvolver no local, Niemeyer conseguiu torna o lugar em um ponto onde se para e se medita. Um lugar silencioso com uma vista singular. Não há como parar nesse lugar e não pensar em Deus, ou entrar pra dentro de si, mesmo que por um minuto.



Capela do Anexo IV


Capela do Palácio da Alvorada


As duas capelas (Palácio da Alvorada e Ermida)



Capela da Ermida Dom Bosco

Perto da capela há um pequeno prédio, de apoio, que seria um módulo de banheiros. Estes estão fechados e interditados. Provavelmente pela ação depredadora de vândalos que não entendem que, não é por que um lugar está esquecido, que ele deve e pode ser destruido e vandalizado. Infelizmente no Brasil é assim.


























































Links sobre a Ermida Dom Bosco e a Capela:
Vídeo da capela:

7 comentários:

  1. Oi Renato,

    De fato Brasília mostrou ter muitos lugares esquecidos. Porém, diferente do que costumamos ver, a grande maioria dos lugares esquecidos de Brasília foram erguidos com DINHEIRO PÚBLICO.

    Por isso a dor é maior.

    Dei uma pausa nas minhas explorações em virtude do início das minhas aulas, mas ainda estou devendo a segunda parte da Telebrás e outros hotspots que tenho observado e planejo explorar.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Oba! volte a hora que você quiser. Já fazes parte disso. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. EU VI FANTASMAS REFLETIDOS NO VIDRO DA CAPELA...RSRS!
    ERA PARECIDO COM VC RENATO...
    OBA!!! ESTAMOS FAMOSOS.
    UMA REPORTAGEM DE PAGINA INTEIRA SOBRE NOSSO BLOG,CLARO....ESSE BOG E SHOWWWW!!!!E OLHA QUANTOS VIZITANTES.........bju
    aki de lages, santa catarina.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que não tenha um local abandonado no Brasil, sendo ele público principalmente, que não vira "mocó" ou é fortemente "detonado" por vândalos... é lamentável!!!

    ResponderExcluir
  6. existe, sim, uma capela no Jaburu. e tem um painel de vidro maravilhoso feito por Mariane Peretti. tenho pena por não ser ao menos mostrado como parte da obra do Niemeyer, já que estando onde está se pressupõe o uso particular. o mesmo acontece com a capela do Alvorada. mas as outras, que estão em locais públicos, realmente deveriam ser mantidas e cuidadas com as honras que lhes cabem. é a nossa memória brasiliense que está em jogo.
    arquiteta brasiliense.

    ResponderExcluir
  7. Arquiteta Brasiliense, concordo com vc e acho um absurdo a capela estar lá escondidinha. ainda mais agora q vc falou q tem um painel da Mariane Peretti. Uma pena não existir nem em catálogo.
    Bem, coisas do Brasil.
    Grande abraço, continue lendo o blog, obrigado.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS