sábado, 26 de março de 2011

Campanário da Catedral de São Nicolau - Kalyazin, Rússia.


Na Rússia, na região de Tver, em Kalyazin, uma parte da cidade foi inundada pela construção de uma hidrejétrica. Somente o ponto mais alto da cidade ficou de fora: o campanário da Catedral de São Nicolau. Ao mesmo tempo bonito e triste, pela solidão na paisagem e pela lembrança de que, uma vez, havia ruas e praças ao redor dele, uma parte da cidade fervilhante de vida. Kalyazin desmoronou. A construção da hidrelétrica no rio Uglich detonou a parte principal da cidade. Chega-se ao campanário somente de barco, ou a pé, no inverno, quando o lago congela. Não só a parte que cercou o mosteiro antigo, desapareceu sob as águas. Monumentos arquitetônicos da cidade, foram afundados na água. A pequena cidade tem conseguido sobreviver com artesanato e comercio. Estabelecida em torno do mosteiro, Kalyazinsky fundou o Mosteiro da Santíssima Trindade em 1450. As relíquias de prata e ouro de São Macário dormem na Catedral da Trindade afundada. De todos os lugares vinham peregrinos e fiéis venerar a santa. Na sacristia da igreja do mosteiro havia muitos objetos e livros antigos. O mosteiro possuía escola e hospital. Havia uma floresta em volta do mosteiro. Mas, de repente, durante a noite, os edifícios de pedra, igrejas, fortificações desapareceram sob a água. E só sobrou a torre na água - uma lembrança silenciosa para aqueles que destruíram a vida do mosteiro e da cidade. Vê-se de longe o campanário da Catedral de São Nicolau, com seus vários andares, na água pura, sempre acolhedor tranquilo.

Este será o primeiro de uma sequencia de postagens sobre lugares esquecidos na Rússia. Me vi em obrigação de postar sobre a Rússia, devido à quantidade enorme de locais abandonados nesse país de proporções continentais. Com a falência de seu sistema político, muitas cidades tombaram juntos. Hove muitas guerras locais que também forçaram o abandono em massa das cidades. Tudo isso, aliado a um clima inóspito, muito severo, fez da Rússia a mãe dos lugares abandonados no Planeta.

























Fontes:








8 comentários:

  1. sobre Chernobyl:
    http://www.angelfire.com/extreme4/kiddofspeed/chapter1.html
    talvez voce conheca.
    obrigado pelo link!

    ResponderExcluir
  2. EV, estou tomando coragem pra fazer uma postagem sobre Chernobyl, pois a região afetada foi muito grande. Não só a cidade mais próxima (Pripryat) foi atingida, muitas outras cidadelas estão abandonadas, desde a evacuação. Como lá tem um parque de diversões, o qual nem chegou a ser inaugurado por causa do desastre, postei somente ele, por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico.....Parabens .. Como sempre excelente material...

    ResponderExcluir
  4. Chernobyl é o destino final dos exploradores urbanos. Este link do EV contém o mais completo material que já li sobre as áreas contaminadas.

    Sou louco para conhecer, mas por enquanto fica apenas na loucura mesmo. A passagem aérea Recife-Kiev custa pelo menos R$ 3.600,00 (ida e volta).
    Juntando todas as demais despesas, não conseguiria fazer a viagem por menos de R$ 7.000,00.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o link é muito bom. Mas sabe que vale a pena juntar um dinheirinho...

    ResponderExcluir
  6. Vou juntar sim...

    Olha... detalhe da foto co Campanário com a grande antena ao fundo.

    Tem algo mais soviético do que aquela imagem?

    ResponderExcluir
  7. Chernobyl é o que há mesmo né... foi o que me motivou a acompanhar e buscar fontes como o blog de vocês pra ver esses lugares... parabéns pelas postagens...

    ResponderExcluir
  8. Realmente... ótimo link esse de Chernobyl, já tinha visto antes... e estou revendo agora... não sei se já viram sobre o desastre, mas no Youtube tem disponível um documentário sobre a provável causa do acidente e o pós acidente... é bem legal... eu baixei tudo do Youtube e gravei em DVD, sempre que posso assisto novamente...

    Outro documentário interessante foi o CÉSIO 137 do acidente em Goiânia... muitos lugares já foram reocupados, não foi como em Chernobyl, mas já achei há pouco tempo, fotos e vídeos das casas que foram evacuadas...

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS