domingo, 27 de março de 2011

Estação de trem abandonada em Abecásia


Esta estação é linda! Uma relíquia escondida, na cidade de Abecásia. 
As estações de trem soviéticas eram, muitas vezes, monumentos marmóreos exagerados e rebuscados, fato que contrastava com o simples cidadão soviético, o verdadeiro usuário dessas estações. A partir do colapso do império soviético, as ferrovias também começaram a ser abandonadas.
A ferrovia da Abecásia consiste em linhas que somam 185 km. A principal delas, está ao longo da costa do Mar Negro. Interliga o Cáucaso Norte da Rússia, porém a conexão com a Geórgia foi cortada como resultado da guerra na Abecásia. A ferrovia é administrada pela estatal Zheleznaya Abkhazskaya. 
O sistema ferroviário da Abecásia foi isolada na década de 1990 devido ao bloqueio imposto pela Rússia. A ferrovia estava fora de uso desde o início de 1990, um período que testemunhou o colapso da União Soviética e a guerra da Geórgia e Abecásia. Hoje o sistema ferroviário restante serve somente como transporte de cargas entre a região da Georgia, deixando assim, várias estações de passageiros sem uso, abandonadas.
























Fontes:


7 comentários:

  1. Olá, Renato! Aqui é Luiz, de Brasília. Rapaz, e eu achando que só eu vivia de expedições!!! Quanta pretensão a minha! Esse blog tá pra lá de Marco Polo.

    ResponderExcluir
  2. O lugar é lindo mesmo... mas engraçado como a natureza vai retomando seu lugar... nos corredores, já se veem as plantas crescendo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho fantástico quando a natureza toma conta e dá uma cara de lugar esquecido. Faz toda a diferença entre o abandonado e o esquecido.

    ResponderExcluir
  4. É cada lugar né... essa estação de trem mesmo é show de bola... eu adoraria visitar lugares assim... iniciei esse gosto quando vi a história de Chernobyl...

    ResponderExcluir
  5. Olá meu caro, há algum tempo venho seguindo, silenciosamente, o LUGARES ESQUECIDOS. Tenho visto coisas brilhantes por aqui. Você está de parabéns pela idéia! Se me permite, faço alguns comentários sobre esta série aqui, lindíssima aliás. Estive na Georgia há uns 3 anos atrás. Um país lindo e de gente orgulhosa e interessante. Russia e Georgia eram, ambas, em pé de igualdade (tá bom, eu sei que não era bem assim!) repúblicas formadoras da falecida URSS. Com a dissolução da URSS, cada uma foi pro seu canto, com os conflitos que vimos. Dentro da Georgia havia uma região autônoma, a Abkhazia, a qual, logo depois, se separou na marra da Georgia. Hoje é um país de fato, embora não reconhecido por quase ninguém. O mesmo ocorreu com a Ossétia do Sul, mas isso é outra história. Ou seja, a Abkhazia não é uma cidade, é um país com status incerto. A Abkhazia não está na Georgia e a Georgia não está na Russia. Isso tudo só para sugerir a mudança do nome deste capítulo, eu sugiro "Estação de Trem Abandonada na Abkhazia". Tentei descobrir em que cidade fica esta estação, enviei o link para alguns conhecidos de lá, ninguém soube. Os links também não ajudaram. Melhor assim, mais mistério ainda. Mais uma vez, parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  6. Caro RN Lativan31, com certeza mudarei o título. Estou incrementando as postagens lidas e comentadas, aumentando as imagens e centralizando-as, para seguirem o novo padrão do blog. Valeu a dica, vou pesquisar esses lugares que você citou.
    Grande abraço.
    ps.: você vai gostar muito das postagens que tenho para janeiro.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS