O antigo presidente da extinta Iugoslávia Josip Broz Tito, entre 1960 e 1970, ergueu monumentos gigantes em memória das batalhas travadas na Segunda Guerra Mundial e em locais que foram campos de concentração. Esses monumentos foram concebidos por diferentes escultores e arquitetos, e transportados aos seus devidos locais. O impacto visual das obras servia para afirmar a confiança na República Socialista e, nos anos 80, os monumentos atraiam milhôes de visitantes por ano, sobretudo jovens pioneiros, ávidos pela sua "educação patriótica". Depois da dissolução da República Iugoslava, no início dos anos 90, esses locais deixaram de ser frequentados, ficando espalhados pelas atuais Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Eslovênia e Croácia, e seus significados perdidos para sempre.
O fotógrafo Jan Kempenaers visitou a região da ex Iugoslávia de 2006 a 2009, e com a ajuda de um mapa de 1975, registrou em suas lentes, cada um dos monumentos, no total de 25. Imagens melancólicas e impressionantes de monumentos que, me parecem, hoje existirem apenas como esculturas, sem qualquer significado simbólico. As primeiras fotos de cada monumento, fazem parte do livro do fotógrafo Jan Kempenaers, http://www.jankempenaers.info/. Estou procurando mais fotos de cada um deles e, de acordo com o resultado, irei postando as novas.
Tjentište
Fontes:
Niš
Fonte:
Podgarić
Petrova Gora
Kosmaj
Kruševo
Kozara
Grmeč
Ilirska Bistrica
Jasenovac
Sanski Most
Košute
Korenica
Knin
Makljen
Kolašin
Kadinjača
Mitrovica
Brezovica
Ostra
Sisak
Nikšić
Sinj
Zenica
Fonte:
Caramba cara.. ficou demais..!!
ResponderExcluirPArabens ..!!!
Pretendo ir atrás de mais fotos e ir postando aqui. valeu a dica, ficou legal mesmo.
ResponderExcluirMuito interessante, minha família é da Iugoslávia, estou em busca do nome da cidade Natal deles pois meus avós ja são falecidos.
ResponderExcluir