Depois da queda do regime comunista, em 1989, muitos monumentos soviéticos, construídos na Bulgária, foram desmontados. Porém, mais de cem deles ainda permanecem em pé. Erguidos entre 1945 e 1989, esses monumentos são considerados "sem pátria", não mais reconhecidos pelo estado, pois representavam a supremacia soviética sobre as regras otomanas. Espalhados pela Bulgária, hoje eles são alvos de depredações e pichações, renegados pela atual sociedade, as informações sobre seus idealizadores se perderam.
Há uma postagem sobre um desse monumentos aqui no blog, é o Monumento do Monte Buzludzha.
O fotógrafo Nikola Mihov visitou 14 desses monumentos e registrou seus estados atuais. O projeto trouxe à tona a história dos arquitetos e escultores que realizaram alguns deles. Saiba mais sobre a história dos monumentos em http://nikolamihov.com/forget_your_past.html.
Arco da Liberdade, Beklemeto, 1980
Fontes:
Memorial Apriltzi, Panagyurishte, 1976
Fontes:
Memorial da Fraternidade Hillock, Plovdiv, 1974
Fontes:
Memorial Os Defensores de Stara Zagora, Stara Zagora, 1977
Fontes:
Monumento Banner da Paz, Sofia, 1979
Fontes:
Monumento Founders of the Bulgarian State, Shumen, 1981
Fontes:
Monumento das Três Gerações, Perushtitza, 1976
Fontes:
Monumento ao Exército Soviético, Plovdiv, 1954
Fontes:
Panteão dos heróis da guerra Servo-Búlgara, Gurgulyat, 1985
Fontes:
Memorial Panteona, Burgas, 1941
Fontes:
Impresionante...!!
ResponderExcluirmister zorro, hehehe, viu sua dica no que deu!! valeu! e continue mandando dicas. elas são sempre interessantes e viram postagens maravilhosas.
ResponderExcluirMuito sinistro... Parece que foi feito por "gente de fora". Eu tinha uma revista da década de 80 que mostrava mais de 120 monumentos sinistros da extinta CCCP... Muitos já foram demolidos ou estão em estado precário... É a história se perdendo... Há várias lendas de ajuda extraterrena para a construção surreal destes monumentos...
ResponderExcluir:D
ExcluirI appreciate your work in the field
ResponderExcluirA HISTÓRIA E OS GRANDES FEITOS RENEGADOS AO ESQUECIMENTO....EIS A ESSÊNCIA DO CAPITALISMO , INDIVIDUALISTA NO PLANETA.....TUDO QUE VÁ DE ENCONTRO A UM GRUPO SELETO QUE DETÉM O PODER, O CAPITAL , A LUXÚRIA E O RECEIO DA TOMADA DO PODER PELA MAIORIA DEVE SE ORGANIZAR , POLÍTICA E OBJETIVAMENTE .
ResponderExcluir