domingo, 1 de maio de 2011

Parque Três Meninas - Samambaia - DF

O Parque Três Meninas foi construído 4 anos depois da fundação de Samambaia. Um bom exemplo de ocupação para uma antiga chácara (década de 60), cujo construtor, no fundo do terreno, fez três casas de bonecas, para suas três filhas.




A área se tornou propriedade do DF na década de 80 e passou a ser utilizada coo ponto de distribuição de lotes para a ocupação de Samambaia. Em 1989 foi criada a Região Administrativa de Samambaia e a chácara abrigou o projeto Casa da Cultura, que possuía uma Escola Classe, biblioteca. Em seguida o local foi sede de um posto de saúde de tratamentos alternativos com medicamentos fitoterápicos, além de ter abrigado também um assentamento provisório de sem terras.
Em 2003 a biblioteca do Parque, e a única de Samambaia, pegou fogo, e o local foi deixado de lado de vez.
Visitei o lugar, que aliás é bem seguro, com guardinhas que tomam conta do local, e senti de perto o abandono do local, que contrasta com o seu potencial turístico-visual. O lugar é poético, em seus azulejos solitários, num terreno que descamba para um vale no cerrado brasileiro. Vale a pena conferir.






































































































































































































































Fontes:

http://www.samambaia.df.gov.br/001/00101001.asp?ttCD_CHAVE=213&btOperacao=

http://www.samambaia.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=57169

http://samambaiadf.blogspot.com/2010/04/area-degradada-do-parque-tres-meninas.html

Vídeo sobre o Parque:

http://samambaiadf.blogspot.com/2011/02/respeito-ao-parque-3-meninas.html

6 comentários:

  1. Como sempre, genial..!!!

    Aproveito pra deixar mais um link?

    http://nikolamihov.com/forget_your_past.html

    Saudações...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, já tinha ouvido falar desse parque, e do incêndio que atingiu a biblioteca do local... espero que o novo governo reforme o lugar, Samambaia é uma cidade muito carente de espaços culturais e acho que o parque seria uma boa alternativa.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei com as fotos... passei minha infancia frequentando o parque, acho o lugar lindo, torço para um dia poder levar meus filhos la e mostra o lugar onde eu tive dias de muita diversão... parabens pelos registros!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu trabalho amigo, infelizmente as politicas publicas estão pouco se interessando por isso. Isso faz com que as pessoas busquem outros lugares para se divertir. Mesmo tendo uma reliquia desse tão perto

    ResponderExcluir
  5. Faço parte do Engenheiros sem Fronteiras, que iniciou suas atividades no início de 2015 e estamos com um projeto para ocupação e atividades no parque 3 meninas que foi revitalizado em 2013 mas ainda possui grande potencial para a comunidade e meio ambiente.

    ResponderExcluir
  6. Lincoln Princivalli de Almeida Campos19 de junho de 2016 17:17

    Eu conheci o Sr. Inezil Penna Marinho, a sua esposa Dona Marta Lops e as suas filhas Zilta, Marine e Martita que eram lindas.
    Na Granja Três Meninas, brincamos muito na piscina e usávamos a churrasqueira com um grupo de amigos. Na casa principal haviam várias salas que eram mobiliadas com móveis antigos, tinha inclusive uma mesa enorme, cujas cadeiras eram do estilo Luiz Quinze e traziam nos encostos o brasão, com a águia de duas cabeças, do Rei Luiz Quinze. Todos os dias eram hasteadas as bandeiras do Brasil e da Argentina. Bons tempos!!! Fico muito triste em ver o estado de degradação que se encontram as construções que ali existiam.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS