quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cemitério de Nossa Senhora da Soledad - Belém, Pará

    Entrar no Cemitério da Soledad (como é chamado) é esquecer o que tem em volta. É uma vigem ao passado, mais precisamente para 1850.
   Um surto de cólera, febre amarela e varíola matou mais de 30 mil pessoas em Belém do séc. 19. As cidades precisavam de saneamento e de cemitérios. O terreno que atualmente ele ocupa, não é um terço de seu tamanho original. pra quem conhece Belém, ele ia até o Manoel Pinto da Silva. 
    O que sobrou dele está hoje emprensado entre prédios e ruas barulhentas e poluídas. Tudo isso encobre uma história singular, tanto em sua inauguração, para abrigar os mortos das surtos, quanto em seu abandono. Em 1880, a composição de seu solo foi considerada indigna pelo seu governante e seus ilustres habitantes, que pensaram que o solo barrento não os merecia. E ele foi fechado. 
    Neste pequeno espaço, ou melhor, nesse museu a céu aberto, ainda restam alguns mausoléus e túmulos lindíssimos. Ecléticos em estilo neoclássico e gótico predominam. Uma cruz no corredor que leva da entrada à capela é o único obstáculo nesse corredor. Tudo está muito deixado à ação do tempo, mas mesmo assim ainda se realizam visitas (todas as segundas) e uma procissão de velas, de noite, realmente impressionante e sinistra. Pois as pessoas acendem velas pros túmulos e mortos, muitas vezes com os seus ossos expostos e suas urnas violadas.
    Na frente do Cemitério da Soledad, há um outro cemitério, israelita, também emprensado, num terretno muito menor. Na imagem do Google Earth, abaixo, à direita, entre os pontos amarelos, está o cemitério isrraelita, também abandonado.
Atenção especial para o pórtico da entrada principal. Qualquer semelhança com um egípcio, é mero ecletismo.







































 
 















Fontes e mais coisas sobre o cemitério de Nossa Senhora da Soledad:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=874038
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/um_cemiterio_para_passear.html

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=58403

http://www.hcgallery.com.br/cemiterio_1.htm

http://sociedadehistoricadesterrense.com/anakhros/?tag=cemiterio-nossa-senhora-da-soledade

http://www.sincep.com.br/?key=f93882cbd8fc7fb794c1011d63be6fb6

http://politicasempaleto.blogspot.com/2011/05/cemiterio-da-soledade-e-seu-entorno_11.html

Mais fotos:

http://www.flickr.com/photos/brunotetto/sets/72157622473682505/

Vídeo do local:

http://www.youtube.com/watch?v=PhFtYjpVETE

20 comentários:

  1. Impresionante mesmo....

    Excelentissimo post...Parabens

    ResponderExcluir
  2. muito bom, o pac já liberou dinheiro para a restauração do soledade, mas até agora, os politicos ja fizeram a magica e o dinheiro desapareceu

    lamentavel a conservaçao historica de belém

    ResponderExcluir
  3. o projeto de restauro me preocupa também.

    ResponderExcluir
  4. O mausoléu com o busto e vitrais era da "noiva de branco",né?

    ResponderExcluir
  5. sou apaixonado por arte e o cemitério da soledade e uma enorme fonte de arte por muitos e considerado o maior cemitério de arte romântica a céu aberto do mundo e o governo deixando se perder..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Inspirado nele eu fiz a postagem dos "Sete Magníficos de Londres";

      Excluir
  6. Olá!
    Antes de mais nada, parabéns pelo belo trabalho!
    Queria ver se você me dava uma ajuda: estou fazendo um trabalho fotográfico sobre cemitérios abandonados no estado de Goiás... Vc conhece algum?
    Se puder ajudar, por favor entre em contato pelo mail: ptladeira@gmail.com
    um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro amigo. Infelizmente não conheço nenhum em goiás. Aliás, só conheço esse em Belém, mas deve existir sim.
      Grande abraço

      Excluir
  7. Olá! Meu nome é marcos seabra e estou são paulo pesquisando cemitérios judeus, especialmente alguns 'esquecidos' e repudiados pela comunidade judaica. Neles estão enterrados, digamos sem honras, rufiões e prostitutas. Chamou a atenção essa necrópole israelita que parece ser o exemplo típico do que procuro. Por acaso, vc não fotografou as lápides não é? Se puder me ajudar o meu email é seabra58@hotmail.com. Obrigado amigo, aliás belo trabalho ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos Seabra, nfelizmente essa necrópole é fechada, até entendo, já que em Belém há muitos vândalos.
      Obrigado, continue lendo o blog.

      Excluir
  8. Eu sou apaixonado pela história do Soledade. Trabalhei lá perto e todas as segundas eu passeava por toda a área do cemitério, parece loucura, mas não, tamanha é minha paixão por aquele lugar que um dia espero vai ser revitalizado e vai virar um lindo museu...

    ResponderExcluir
  9. Acho incrível! Isso é história que deve ser restaurada!

    ResponderExcluir
  10. Só lamento informar que o abandono ainda continua no Soledad, agora em proporções ainda piores, pois o mato está tomando conta da área e algumas dessas belíssimas lápides e mausoléus já se encontram encobertas perdidas no meio do descaso e ninguém faz absolutamente nada. Também concordo com a revitalização do espaço, mas tudo tem que ser feito com bastante critério e originalidade, do contrário teremos mais um daqueles festivais de cores ridículas que os arquitetos adoram (rosa choque, amarelo, lilás, etc.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querem extinguir a belém "velha" na marra!!!

      Excluir
  11. triste mesmo observar o descaso com esse pedaço da memória Paraense. moro próximo ao soledad, e assusto-me não com aparições ou fantasmas, mas sim com depredações desse patrimônio artístico memorial!

    ResponderExcluir
  12. EU SOU CARIOCA E FUI VISITAR BELÉM E FIQUEI MARAVILHADA COM O CEMITÉRIO DA NOSSA SENHORA DE SOLEDAD. ESPERO QUE VCS SINTAM A FORÇA QUE AQUELA CAPELINHA QUE ESTÁ TOTALMENTE ABANDONADA TEM , EU SOU TESTEMUNHA DISTO. AMEI TER ORADO BASTANTE LÁ. AQUELE CEMITÉRIO COM A SUA IGREJA TEM UMA FORÇA TREMENDA. FIQUEI MUITO TRISTE DE VE-LA NAQUELE ESTADO DE DECADÊNCIA EM QUE SE ENCONTRA. GENTE AQUELE CEMITÉRIO COM A SUA CAPELA TEM UM PODER INIMAGINAVEL. EU PEÇO O GOVERNADOR QUE VÁ LÁ E FAÇA UM PEDIDO PARA ELE VER AFORÇA QUE TEM SINCERAMENTE EU FIQUEI MUITO TRISTE EM VER UM LOCAL TÃO PODEROSO LARGADO. MEU NOME E SONIA MARIA LAGE ALMEIDA MORO NA RIO DE JANEIRO. SE EU PUDESSE ESCOLHER UM LUGAR PARA NASCER SERIA BELÉM DO PARÁ. BJS A TODO O MEU POVO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  13. MEUS AMIGOS PARAENSES, ATÉ HOJE EU NÃO ME ESQUEÇO DA CAPELINHA DA NOSSA SENHORA DE "SOLEDAD", TÃO PODEROSA E COMPLETAMENTE ABANDONADA. EU SONIA, RECEBI MILAGRES GRANDES NAQUELA IGREJA COM O SEU GRANDE PODER DE "DEUS" E DA NOSSA SENHORA DE "SOLEDAD". EU NUNCA HAVIA ESCUTADO FALAR DESTA SANTA MILAGROSA, PORQUE EU SEI QUE ELA É MILAGROSA! CONSULTANDO O GOOGLE FIQUEI SABENDO QUE ELA É A Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa), sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal. MEUS AMIGOS DO PARÁ, SE VOCÊS ESTIVEREM NESTA SITUAÇÃO COMO EU ESTIVE, PROCUREM ESTA CAPELINHA CAINDO AOS PEDAÇOS, PEQUENINHA, LÁ SIM, É ONDE NOSSA SENHORA ESTÁ! COMO DEUS FALOU, AONDE EXISTE HUMILDADE E POBREZA, LÁ ESTAREI E É O CASO DESTA IGREJA. COMO ENTRISTECE, COMO EU LAMENTO, UM DIA ELA IRÁ DESAPARECER PORQUE ELA ESTÁ CAINDO. FICA AO LADO DO EDIFÍCIO MANOEL PINTO. AQUI EU DEIXO MINHA SAUDOSA LEMBRANÇA À CAPELINHA DO CEMITÉRIO NSRA. DA SOLEDAD. SOU CARIOCA E JAMAIS ESQUECEREI DE TODAS AS ANDANÇAS QUE TIVE PELO MUNDO DA CAPELA DO CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA SOLEDAD E PROCUREM CONHECER A HISTÓRIA DO CEMITÉRIO...É LINDA!!!!!! MAS UMA VEZ, SR. GOVERNADOR DO PARÁ, NÃO DEIXE A CAPELINHA DO CEMITÉRIO SAIR DO MAPA DO BRASIL! SONIA LAGE - RIO DE JANEIRO - BRASIL

    ResponderExcluir
  14. SOCORRO!! A SANTA CAPELINHA DE NOSSA SENHORA DA SOLEDAD, ESTÁ PRECISANDO SER REFORMADA PARA AJUDAR AS PESSOAS AFLITAS!! SENHOR PREFEITO DE BELÉM! ESPERO ALGUM DIA AO VOLTAR AO PARÁ, AGRADECER NUMA CAPELINHA LINDA E MARAVILHOSA .

    ResponderExcluir
  15. Estou maravilhada com as fotos e natureza dos detalhes, quanta coisa abandonada pela as nossas autoridades não sei se mudou pois muito faz que não vou á Belém ... más espero que tenham sensibilidade em não esquecer que o passado é tanto quanto importante quanto o nosso futuro e o presente

    ResponderExcluir
  16. Visitei o Soledade quando morava em Belém. Fiz, inclusive, uma crônica sobre ele, tão inspirador é o lugar.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS