terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ruínas da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Engenho Murucutu - Belém, Pará

O Blog andou parado, excedi a capacidade de dar uploads de imagens, parece que aumentaram minha capacidade. estou imensamente agradecido por todos os leitores e visitantes do lugaresesquecidos. O blog já anda sozinho faz muito tempo. Teremos participações muito legais de gente do Brasil que tá de cabeça na exploração urbana. Agradeço ao meus queridos colaboradores de Recife,
Que bom! pois fui à Belém do Pará, onde nasci, e fiz algumas explorações muito interessantes. Por serem bem diferentes entre si: uma ruína de uma capela de 1711, um cemitério eclético de 1850, e um balneário particular (pertencente a uma família só), dos anos 80. Vou começar pela capela.

Capela do Engenho do Muructu

Essa ruína é uma pérola encravada ali! no meio daquele mato denso e quente. A entrada principal está virada pro matagal, a gente entra pelos fundos. Naturalmente somos levados por uma entrada lateral, que já esboça o estilo específico de Antoni Landi, um arquiteto italiano que projetava uma mistura neoclássica com barroco tardio, ao qual foi atribuída o projeto do Engenho, pois já eram lá pelos seus 1750 (uns cinquenta anos antes da família real portuguesa abarcar no brasil e importar a missão francesa de artistas para construírem no Rio de Janeiro e inaugurarem o novo estilo arquitetônico no Brasil.
O Engenho Murucutu, ou o que sobrou dele, a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, data de 1711, dos padres mercedários, reformada na segunda metade do século 18 por Landi. Ele foi destruído nas guerras da Cabanagem, e foi um próspero engenho de açúcar, movido á vapor, e cheio de escravos (iuu!!). O lugar é pesado...









































Alguns sites com mais informações sobre a ruína:
http://wikimapia.org/1888674/pt/Ru%C3%ADnas-do-Engenho-Murucutu

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=901794
http://parahistorico.blogspot.com/2009/02/os-negros-no-para.html

http://uruatapera.blogspot.com/2011/08/engenho-do-murucutu.html

Víideo feito na visita:

http://www.youtube.com/watch?v=dYHCv4JF-OE

4 comentários:

  1. Muito bom o post. Moro em Belém e nunca havia ouvido nada sobre essas ruinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, é só pegar o busão pra CEASA e descer quando ele entrar. Pára praticamente na frente do caminho. É uns 100 metros da rua. Mega fácil de chegar.

      Excluir
  2. Muito bonito esse lugar, fiquei curioso para conhecer.
    Fiquei sabendo da existencia através do novo clipe do Madame Saatan.
    http://youtu.be/0MIwNtjTLKY?hd=1

    ResponderExcluir
  3. Eu hj tenho 41 anos e eu acampava no camping clube do Brasil qdo tinha uns 15 anos q saudade

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS