quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os Sete Magníficos de Londres



Durante a primeira metade do século XIX, impulsionada pelos avanços tecnológicos da era industrial, a população das grandes cidades dobrou. Para se ter uma idéia, Londres passou de 1 para 2,3 milhões de habitantes nesse momento. Absurdos como corpos sendo jogados dentro do sistema de esgoto recém inaugurado e covas com corpos ainda em decomposição sendo reabertas e utilizadas novamente, eram fatos comuns naquela época.
Os Sete Magníficos são sete cemitérios construídos em Londres, entre 1832 e 1841, para solucionar a superlotação de enterros nas paróquias, que eram realizados dentro das igrejas. Com a chegada do vírus do cólera na Europa, houve superlotação nos cemitérios dessas igrejas e a conseqüente contaminação dos lençóis d’água subterrâneos, além do aumento de epidemias
Aprovada pelo parlamento, uma lei de 1832 encorajou a construção de cemitérios privados e, em menos de uma década, foram criados os seguintes cemitérios (os quais receberam a denominação de “Os Sete Magníficos”, pelo historiador  Higler Meller em 1981, inspirado no filme homônimo de faroeste): Cemitério de Kensal Green (1932), Cemitério de West Norwood (1837), Cemitério de Highgate (1839), Cemitério de Abney Park (1840), Cemitério de Nunhead (1840), Cemitério de Bromptom ( 1840) e o Cemitério de Tower Hamlets (1841).



Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sete_Magn%C3%ADficos,_Londres



Cemitério de Kensal Green 
Localizado entre as regiões administrativas de Kensigton and Chelsea e Hammersmith and Fulham, Kensal Green é o mais antigo dos sete cemitérios. Foi fundado primeiramente com o curioso nome de “Cemitério de Todas as Almas”, e tornou-se o primeiro cemitério com fins lucrativos no mundo.
Kensal Green só foi consagrado em 1933 e ainda está em funcionamento, apesar de ter, atualmente, mais cremações que enterros. Além disso, o primeiro cemitério, fora das igrejas de Londres serviu de modelo não só arquitetônico mas também administrativo para muito projetos de cemitérios privados britânicos daquela época.
O cemitério tem um lay-out completamente segregacionista, mas que foi muito bem aceito e difundido à época. Logo em sua entrada nota-se um caminho que se divide em dois: o da esquerda leva ao túmulos de “turcos, judeus, infiéis e hereges” e o da direita às sepulturas consagradas. Estão enterradas em Kensal Green mais de 250 mil pessoas em 65 mil sepulturas, incluindo mais de 500 membros na nobreza britânica e outras 550 pessoas famosas. Entre outras, podemos citar: Príncipe Augusto Frederico, Princesa Sofia, Duque de Cambridge, Freddie Mercury (cremado lá e suas cinzas lançadas às margens do Lago de Genebra) e Ingrid Bergman (também cremada lá e suas cinzas sepultadas na Suécia).



























 






Vídeos:










Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Kensal_Green_Cemetery

http://www.kensalgreencemetery.com/

http://andrewgough.co.uk/memento2.html

http://www.panoramio.com/user/2895360?with_photo_id=55498294


Cemitério de West Norwood

Em 1837, quatro anos depois da consagração de Kensal Green, numa propriedade de 40 acres, foi construído o Cemitério de West Norwood, bem ao sul da cidade. Apesar de ter sido parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, o que resta hoje em West Norwood é um testamento da época em que o design dos túmulos e o layout eram primordiais.
Enterrados em seus limites estão vários empresários famosos, figuras do esporte, os compositores mais renomados de Londres, famosos cirurgiões e escritores.



















Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/West_Norwood_Cemetery


http://www.subbrit.org.uk/sb-sites/sites/w/west_norwood_cemetery/index.shtml

http://www.geograph.org.uk/photo/1335524

http://www.geograph.org.uk/photo/1335996

http://www.ipernity.com/doc/londonleben/8989176

http://www.fownc.org/

http://www.subbrit.org.uk/sb-sites/sites/w/west_norwood_cemetery/index.shtml

http://www.ipernity.com/doc/londonleben/8989175

Vídeos:




Cemitério de Highgate

Ao norte de Londres, oficialmente chamado de Cemitério de St. James, o Cemitério de Highgate é o mais popular e o mais famoso dos “Sete Magníficos”. Foi o melhor exemplo de cemitérios britânicos vitorianos da época. Lá estão sepultados Karl Marx e Malcom MacLaren, e é, de longe, o mais visitado dos “Sete”.
Com seus túmulos em estilo egípcio, ele foi cenário mais que favorito de várias produções de filmes de terror, e sofreu inúmeras depredações ao longo dos anos. Reza a lenda que lá é um ponto de encontro de vampiros. A mãe de Bran Stoker, a qual morava nas redondezas, citou várias vezes ao filho que avistara um homem sinistro de vulto alongado perambulando pelas redondezas. Relatos de visões de vampiros sempre estiveram presentes na história do cemitério. Recentemente, em 1980, um padre local afirmou ter encontrado e matado um vampiro no local. Relatórios afirmam que um vampiro, ou uma entidade que foi confundida como tal, recentemente retornou ao local. Verdade ou não, o fato é que o Cemitério de Highgate/St. James é um lugar misterioso, cheio de lendas e mitos. Um local mágico.





































  










Fontes:









Vídeos:







Cemitério de Abney Park


Depois da construção do Cemitério de Highgate, surgiu em 1840 o Cemitério de Abney Park, e com ele abriu-se o espaço para a difusão do estilo neo-gótico, estilo que voltava aos padrões estéticos da arquitetura gótica de séculos atrás. Foi um cemitério que abrigou os não-conformista de Londres, contrários à monarquia.
É considerado como síntese das construções com temas Arcadianos, com todas suas influências e símbolos presentes nele. Sua flora está exuberante, e também é ponto forte de visita para ocultistas em geral.



























Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Abney_Park_Cemetery

http://view.stern.de/de/picture/Abney-Park-Cemetery-(e)-Schwarz-Architektur-1107706.html

http://www.panoramio.com/user/4418195?with_photo_id=38243081

http://www.panoramio.com/user/88687?with_photo_id=18559444

http://www.panoramio.com/user/986765?with_photo_id=34577814

Vídeos:






Cemitério de Nunhead


Situado no sudoeste de Londres, foi um dos três cemitérios inaugurados em 1840. Sua área de 52 acres oferece uma vista única do norte da cidade e das áreas circundantes. Em forma octogonal, sua entrada é adornada por duas grandes tochas invertidas, que significam que o transeunte está prestes a entrar em uma região onde a vida não mais está nos seus habitantes. Mais uma vez a arquitetura neo-gótica com influências egípcias está presente e, como nos outros cemitérios do “Sete”, os túmulos mais bonitos, já não existem mais ou estão seriamente vandalizados.

















Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nunhead_Cemetery

Vídeos:








Cemitério de Bromptom


1840 foi um ano próspero na construção dos cemitérios de Londres. O de Bromptom surgiu logo após a inauguração do Abney Park. Ele está na lista dos monumentos em situação de risco em Londres. O local é um exemplo perfeito da perfeita união entre vegetação e a idéia de morte e, recentemente, serviu de cenário para o filme Sherlock Holmes (2009) de Guy Ritchie. O cemitério está bem no centro de Londres, que cresceu muito em volta dele e o torna o mais dos urbanos cemitérios dos “Sete”. Em suas tumbas descansam famosos músicos, artistas e heróis de guerra.






























Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Brompton_Cemetery

http://www.panoramio.com/user/5796524?with_photo_id=58700911

http://www.panoramio.com/photo/22121975

http://www.panoramio.com/user/3186024?with_photo_id=22120501

Vídeos:






Cemitério de Tower Hamlets


O cemitério de Tower Hamlets, inaugurado em 1841, encerra o grupo dos “Sete Magníficos” vitorianos neo-góticos, inspirados no famoso Père Lachaise de Paris. Com 33 acres, ele é o menor dos “Sete”, porém sua arquitetura é a mais refinada de todas, além de possuir uma belíssima locação, cheia de caminhos e alcovas. Infelizmente, muitas de suas tumbas “egípcias”, foram substituídas por outras em 1966, quando o Conselho de Londres (alta corte) adquiriu o cemitério. 












Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tower_Hamlets_Cemetery

http://senohscrew.deviantart.com/art/Tower-Hamlets-cemetery-vol-7-83518765

Vídeos:



6 comentários:

  1. Great picture compilation of the cemeteries of London! Great report.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o seu blog. Tomei emprestado uma foto sua sobre a piscina de ondas de Brasília, e já o indiquei. Também estou te seguindo, dê uma passada lá no meu blog, não é tão fabuloso como o seu, mas fala do que mais gosto, correr.
    Abraços e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já estou no teu blog também. Quero algumas dicas de corrida. Gosto muito de correr também, não sou um corredor fabuloso como vc, mas sou iniciante, iniciante bem no início, hehehe. Quanto á foto, ok. Adorei vê-la em sua postagem.
      Blog da Corredora: http://www.felizcorrendo.com/
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Era o que eu estava precisando! Muito obrigada, está muito completo!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS