quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As aldeias esquecidas da Capadócia

Pra mim, a Capadócia sempre foi um lugar misterioso. Seria o lugar de nascimento de São Jorge e possui um conjunto inteiro de vilas/aldeias com habitações escavadas nas montanhas, numa intrincada rede de caminhos internos, passagens e igrejas bizantinas que chegam até vinte níveis internos e subterrâneos com mais de quarenta metros de profundidade. Chamadas de Habitações Trogloditas, essas cavernas foram construídas para servirem de refúgio durante invasões e constantes batalhas que ocorriam na região, devido ao fato de ser um importante cruzamento de rotas comerciais usadas durante séculos. 
As cidades por dentro tinham tudo para funcionarem por longos períodos: canais de ventilação, cavalariças, poços d'água e até infra estrutura para se preparar o pão. Tudo que fosse necessário para seus ocupantes, que chegaram aos vinte mil habitantes, vivessem durante meses sem serem detectados pelo inimigo. Grande atenção deve ser dada às igrejas, decoradas nas paredes e teto com afrescos ainda originais. As cavernas que estão abertas às visitações públicas são pouquíssimas comparadas ao conjunto, mas isso se justifica pelo fato de as antigas habitações serem palco de outros atores: arqueólogos e antropólogos que estudam tudo. Muito justo!

A região da Anatólia, na Turquia, é onde fica o vale da Capadócia, o qual ainda possui partes habitadas até hoje em alguns locais na superfície. Em 1963, um desse habitantes, ao derrubar uma parede de sua casa, descobriu uma outra habitação, que se conectava com outra, e com outra, e então ele descobriu a cidade subterrânea de Derinkuku, com túneis cavados pelos Hiitas em 1400 a.C. Nada mal hein!? eu adoraria ter sido ele.



























































Fontes:




Vídeos de fotos das cavernas:


Um comentário:

  1. Postagem maravilhosa! Tem que se pensar como, em tempos antigos, conseguia-se fazer uma obra dessas em rocha bruta...

    Parabéns pelas postagens... venho vendo todas elas novamente dos anos anteriores...

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS