sábado, 16 de junho de 2012

Mirante da Granja Guarani - Teresópolis

Um lindo mirante construído pela família Guinle em 1929 com vis para a "Verruga do Frade", em Teresópolis. Tombado a mais de 30 anos, ele é todo trabalhado em azulejos do ceramista português Jorge Colaço, pintados em Lisboa. Figuras em tons de azul e amarelo, somados ao branco, narram quatro lendas indígenas: "O Dilúvio", "O Anhangá," "A moça que saiu pra procurar marido" e "Como apareceu a noite"



Três aventureiros, o Marcus Mendeso, Felipe e Marcos L. Brito do http://trekkbrasil.blogspot.com.br/ 
registraram esse lugar lindo que merece atenção de todos e principalmente a nossa aqui do Lugares Esquecidos.

Um exemplo lindo de arquitetura do Ecletismo. Dá para ver, por uma imagem antiga que encontrei, que haviam pinos no telhado, feitos também em cerâmica. O local é muito querido pelos habitantes da região e há muita briga para trazer de volta esse marco na história da família Guinle, do Povo de Teresópolis, do Patrimônio Nacional.

O ar de ruína abandonada me atrai bastante. Não sei até que ponto vale a pena restaurá-lo por completo ou apena restaurar e salvaguardar a sua ruína. Penso que uma manutenção estrutural e limpeza, tratamento da ruína, uma bela pavimentação em volta, traria de volta uma parte do charme do local, mesmo destruído, mas o que vale é estar em paz e segurança para desfrutar o visual que fez valer um dia a construção do Mirante.


 A vista do Mirante.
 Uma imagem antiga.



   




















Fontes da pesquisa: 


http://www.panoramio.com/user/3372814?with_photo_id=72786632

http://www.panoramio.com/user/4516701?with_photo_id=43735916

http://www.panoramio.com/user/3937567?with_photo_id=29749977

http://extra.globo.com/noticias/rio/ha-tres-decadas-inepac-tombava-mirante-granja-guarani-4929435.html#ixzz1vNT1LiRS

http://averdadedetere.blogspot.com.br/2012/05/aparicoes-na-midia-teresopolis-dita-e.html

http://navarandacomlanynha.blogspot.com.br/2010/11/o-que-foi-um-dia-um-mirante.html

http://granjaguaraniiluminada.blogspot.com.br/p/historia-do-bairro.html


Vídeo de imagens do Mirante:

10 comentários:

  1. Não entendi. No vídeo, em 3:13 letreiro diz: Machu Picchu, um patrimônio da cidade abandonado e destruído por vândalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refere-se ao instrumento (flauta andina) com que é tocada a música a Mi Manera neste caso. O local é em Teresópolis, RJ e não tem nada a ver com Machu Pichu.

      Excluir
  2. Como se chega lá? É pela estrada do Arakem, entrando logo depois da entrada da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos? É por trilha? Partindo de onde? Fica dentro de propriedade particular?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. A príncípio parabenizo pelas fotos magníficas e tenho o grande prazer de anunciar que o mirante está em processo de restauração. Foram descobertas escadarias desconhecidas de todos. A restauração se deve ao empenho da associação de moradores e com apoio de prefeitura e do governo do Estado. O acesso é pela entrada príncipal do bairro e virando logo a direita. É um pouco escondido mas pedindo informação é bem fácil achar. A área é particular mas tem o acesso facilitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha de notícia. Obrigado por repartir a informação. :D

      Excluir
    2. Boa tarde. Estive ontem neste local já sabendo que estaria abandonado, e infelizmente a notícia é que ele continua abandonado e em ruínas. De acordo com os moradores locais houve sim uma tentativa de restauração, onde iniciaram isolando a área com tapumes, porém os mesmos foram até roubados.

      Excluir
  4. Parabéns ao blog. Ótima cobertura de imagens! Convidamos todos os interessados em conhecer ou ajudar na recuperação e preservação desse patrimônio para CURTIR A PAGINA do QUIOSQUE DAS LENDAS no Facebook. Agradecemos se ajudarem a divulgar, compartilhando fotos e informações sobre o assunto. https://www.facebook.com/pages/Quiosque-das-Lendas/349359678440226?fref=ts

    ResponderExcluir
  5. Como se chega lá? Me dê todas as coordenadas para a visitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, rosangela,
      eu nunca fui lá, então eu não sei como chegar, mas os links no fim da postagem podem te esclarecer.
      grato por ler o blog.

      Excluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS