Belém, a cidade onde nasci e cresci, está sofrendo mudanças urbanísticas radicais e muito positivas. Finalmente a cidade está se abrindo para o rio, explico: Belém foi fundada às margens de uma baia e seu litoral foi logo ocupado por portos e grandes depósitos, ou seja, criou-se uma faixa urbana composta por esses elementos que formavam uma barreira visual para as águas. Formavam. As tendências apontam para uma revitalização da área litorânea de dentro da cidade, a qual era muito degradada. Nesta revitalização o uso da área será mudado e alguns lugares, que faziam parte da comunidade, sumirão. É o caso da Praça Princesa Isabel, no bairro Condor.
O lugar sempre foi ponto da boêmia e do turismo em Belém. Lá funcionava o Palácio dos Bares, que tinha o palhaço Alecrim/Erasto Banhos como apresentador das atrações. Alecrim animava os bailes nada inocentes do Palácio e na época da ditadura militar foi perseguido por seus comentários subversivos. O lugar também serviu de set de filmagem para Bye, Bye, Brasil, o filme de Cacá Diegues.
Abaixo, duas imagens que encontrei de 1949, a primeira uma vista da praça com o Palácio dos Bares ao fundo e a segunda uma vista de dentro do bar/casa de espetácuos/boate e sei lá mais o quê... depois de sua fase áurea, nos anos 60 e 70 ele decaiu bastante e virou um grande cabaré/puteiro (risos). Nos anos 80 ele foi revivido e virou local de shows e festas e daí seguiu durante as décadas seguintes nessa mesma linha.
A Praça Princesa Isabel, por sua vez, sempre teve característica urbana forte de ponto de encontro das comunidades vizinhas e funcionava e ainda funciona como porto. Hoje mais informal, mas o local já foi o Terminal Fluvial Turístico de Belém e possuía um PIT - Ponto de Informação Turística, um local que dava dicas turísticas. Essa é a estrutura que encontrei lá, a do antigo terminal e centro de informações ao turista.
Já dá pra ver, à esquerda da praça, que as obras estão chegando. Estão ao lado deste local que irá sumir. A esperança é que a proposta do projeto mantenha as características de ponto de encontro e porto. Seria interessante mantê-las.
Há muito espaço para viajar numa linda proposta. Enfim, Belém verá suas águas.
O porto está bem decadente. Quando visitei o local tive a oportunidade de ver ele sendo usado. Chegam barcos que transportam mercadorias às ilhas que ficam em frente. O local também serve de ancoradouro para alguns barcos e até de local de descarga de barcos sucateados. Tudo muito decadente. Começarei com a praça.
Fontes:
Uma pena realmente o abandono... parecia ser uma praça bem bonita em seu tempo...
ResponderExcluirO mais importante desse local é sua localização urbana e a relação com a comunidade. Nem tanto a beleza estética - Belém tem praças muito mais bonitas.
Excluiralguem sabe porque deram o nome da princesa isabel a praça?
ResponderExcluir