sábado, 22 de dezembro de 2012

Hotel Nacional - o hotel esquecido de Oscar Niemeyer em São Conrado - Rio de Janeiro


No mês em que morre Oscar Niemeyer, o Lugares Esquecidos homenageia esse mestre da arquitetura e da engenharia com mais um de seus prédios que está abandonado. O primeiro a ser mostrado foi a capela abandonada, http://www.lugaresesquecidos.com.br/2011/03/capela-esquecida-de-niemeyer.html
Hoje quero mostrar o Hotel Nacional, em São Conrado (no mesmo bairro do Gávea Tourist Hotel!).




Construído entre 1968 e 1972, de autoria de Oscar Niemeyer, o hotel foi muito badalado na década de 70 . Uma localização privilegiada entre montanhas e mar e um projeto de partido de planta circular, onde toda janela tem sua visão de quase 180 graus para a paisagem, foram o grande chamativo do projeto. O arquiteto criou um prédio todo de vidro. Afinal, não se poderia perder um milímetro da paisagem natural em volta da imensa torre de 34 andares e 500 quartos.
Autoridades do cenário mundial da época, líderes de estado celebridades, grandes artistas internacionais, e gente rica, muito rica, frequentavam suas dependências. 
Fechado a mais de quinze anos, o hotel se arrastou pós recessão Colllor causado pela falência da cadeia de hotéis Horsa, do qual fazia parte. Sua dívida com o estado do Rio foi pra mais de 25 milhões. Nos seus últimos dias seu sistema de ar condicionado não funcionava direito (podia-se morrer de frio ou de calor dentro de um quarto a todo momento); canais de tv? nem pensar só os da tv aberta e mal; cortinas toalhas e estofados rasgados e puídos eram comum. Pura decadência.
Hoje ele foi vendido para uma empresa brasileira que pretende reformá-lo para já para a copa mundial de futebol do Brasil, mas obras por lá ainda não são vistas. Uma pena para o Rio, pro Niemeyer, pro patrimônio nacional, pro turismo... 

Tem uma galera radical do base jump que adora pular de paraquedas lá de cima. Pura adrenalina!



Capa de um LP promocional do hotel:



































http://oglobo.globo.com/rio/a-um-mes-do-fim-da-licenca-reforma-do-hotel-nacional-ainda-nao-comecou-6041545

http://www.flickr.com/photos/frenetico/3441710227/sizes/o/in/photostream/

http://pinterest.com/pin/39828777925495855/

http://www.flickr.com/photos/61393002@N00/3727652259/sizes/l/in/photostream/

http://riodejaneiroqueeuamo.blogspot.com.br/2010/03/notel-nacional-rio.html

http://eventoemfoco.wordpress.com/2009/12/19/empresario-de-goias-arremata-hotel-nacional-em-leilao/

http://www.tudoeturismo.com.br/negocios/um-quimico-comprou-o-hotel-nacional-do-rio-de-janeiro-deveria-derruba-lo

http://www.panoramio.com/photo/9305242

http://www.panoramio.com/photo/11955936

http://www.flickr.com/photos/j_bussmann/5270348244/sizes/l/in/photostream/

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=65807357&langid=5

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=772622

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1002245

http://www.flickr.com/photos/eduardosrur/4624892091/in/set-72157623978905549

Vídeo dos base jumpers pulando do hotel:



10 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog, é fantástico! Eu sou apaixonada por fotografia (ainda sou amadora) e amo as paisagens com ruínas e lugares abandonados. Eu não sabia nada sobre exploração urbana, nunca entrei em nenhum desses lugares, mas amo passar em frente e imaginar o que acontecia ali, a história do lugar. Gostei muito de saber que tem pessoas que visitam esses lugares e provavelmente, futuramente, eu passarei a visita-los também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma estória pessoal relacionada a esse hotel:
      Em 1976 tive um jantar inesquecível no restaurante que ficava no último andar do hotel. A vista panorâmica de Sāo Conrado e a atmosfera requintada eram embriagantes. Tenho lembrança vívida dos violinos tocando música cigana, da meia luz...desse lugar espetacular. Esse jantar mudou minha vida. Foi quando comecei a conhecer o homem que é hoje meu marido. No encontro seguinte, dois dias depois, ele me pediu em casamento. Estamos casados há 36 anos, e sempre que contamos a estória de como nos conhecemos, mencionamos o Hotel Nacional e como encantador que era. Ficamos contentes ao saber que será renovado e esperamos voltar lá quando isso acontecer.





      Excluir
  2. Nossa, queria poder ir ao Rio só para explorar este hotel! Deve ser lindo lá dentre, apesar dos anos de abandono...
    Sabes dizer se alguém já o explorou?

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei deste hotel - que pena que no brasil tem tantos predios em decadencia - tomara que as obras pra copa comecem logo.

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalhei aí no ano de 1988 pra 1989, era bonito dava gosto de trabalhar nesse grande hotel,eu vinha de saracuruna,descia na central do brasil e pegava o ônibus 175 alvorada,sinto saudades.

    ResponderExcluir
  5. me entristece mucho ver este hotel en el que pasé unos días inolvidables en 1990. Me apena saber q Niemeyer lo pudo haber visto en este estado. Por qué no cuidan su patrimonio arquitectónico?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma lembrança inesquecível desse Hotel...Já faz 40 anos...Como o tempo passa... Em 1974 , ainda uma jovem de 16 anos, vi pessoalmente o show e o cantor por quem eu fui super fã e apaixonada: Tom Jones ! Saudades daquele momento mágico ! Hoje, Tom Jones é conhecido e reconhecido, com toda a justiça, como "The Voice" - lamento que menos no Brasil ele não seja valorizado como nos EUA, Europa e até na Asia, acho até estranho, quando comentam artistas que lá se apresentaram e não mencionarem o dele, que inclusive é um dos artistas preferidos da Rainha Elizabeth II !!! Coisas do Brasil...O Hotel Nacional a noite era um esplendor e a vista panorâmica, nossa, nem em Dubai !

    ResponderExcluir
  7. Outro exemplo de ABANDONOS em nosso país...
    Tenho curiosidades para saber como se encontra atualmente!
    Alias quantas imagens deste.
    Imagino ter sido um destaque de construção para à época; tanto pela ALTURA quanto pela MODERNIDADE.
    Vendo em fotos, foi uma das primeiras edificações do lugar: nem o famoso condomínio junto a tal existia.
    Fui numa apresentação de ballet/dança de uma pessoa familiar há tempos_final de 1985. E nunca cheguei a entrar neste.
    Até penso que caso ainda esteja abandonado - que até POSSA TER SIDO INVADIDO.
    Aqui em PORTO ALEGRE, onde moro há 20 anos: há muitas coisas nesse estado. Até projetos de que ALGUMAS DESSAS COISAS SEJAM REATIVADAS (ou que FAÇAM OUTRAS NO MESMO LUGAR).
    E caso eu retorne ao RJ... Uma das minhas visitas será ao famigerado hotel!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. E hoje devido à tragédia na ciclovia Tim Maia me lembrei do ano de 1985 quando lá nos hospedamos, meu marido e eu, para participar de um congresso de nefrologia (salvo engano) que ocorria no vizinho Intercontinental. E ficamos no Nacional! Belíssimo e elegante hotel. Uma vista deslumbrante! Fantástica piscina! E parece que nada foi feito dele... E as olimpíadas chegando em 2 meses. Lamentamos.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS