domingo, 20 de janeiro de 2013

O cemitério "bizantino" na Chapada Diamantina - Mucugê - Bahia


Olá gente! leitores queridos do Lugares Esquecidos. Eu dei uma sumida estratégica de férias e me mandei com dois amigos pra Chapada Diamantina, uma região montanhosa no estado da Bahia, que já foi no passado um grande pólo de mineração de diamante. Por lá fiz algumas explorações em lugares fantásticos que agora começo a mostrar pra vocês. Foi lá que encontrei este cemitério.
Chamado erroneamente de "bizantino", o cemitério de Santa Izabel em Mucugê, cidade fundada oficialmente em 1847, salta aos olhos de quem passa por essa região da Chapada Diamantina. Se localiza na beira da estrada que passa em frente à cidade.
Quando chegamos a Mucugê logo percebemos esse lugar fantástico encravado no pé da serra, paramos e entramos na hora no Cemitério de Santa Izabel. Ele foi erguido em função de uma forte epidemia de cólera que assolava a Bahia. O local da construção foi escolhido devido a sua localização elevada, protegendo assim os mananciais e lençóis d'água da região. 
Alinhados horizontalmente formando ruelas que sobem a encosta da Serra do Sincorá, os túmulos são feitos de tijolos alvenaria, rebocados e caiados de branco. Suas formas arquitetônicas nada remetem à época bizantina (que vai de 667 a 1453 D.C.). São túmulos que imitam fachadas de igrejas, adornados de pináculos (elementos em forma de pinos), volutas e arcos.
Quando entrei nesse lugar refleti como o Brasil é diverso e rico. Passamos cerca de uma hora andando pelas sepulturas, lendo os epitáfios e fotografando tudo.Agora mostro pra vocês, espero que gostem.
























































Saiba mais sobre o cemitério:




Vídeos:



4 comentários:

  1. Eu tive aí nas duas vezes que fui à chapada diamantina, é realmente um lugar incrível esse cemitério bizantino! Ótimas fotos, curti! Obrigado por nos trazer essas experiências de viver um tanto dos lugares abandonados!

    Não sei se o lugar é apropriado mais eu gostaria de dizer que tenho um "projeto" de fazer uma visita à um lugar abandonado aqui em Recife há tempinho já, só que como o lugar é um tanto perigoso, eu gostaria de juntar uma galera grande (umas 10 pessoas), aí, será que o Lost Tears Wisp não toparia?

    O lugar é, pelo google maps, esse aqui: https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ll=-8.074239,-34.886978&spn=0.007213,0.013078&t=h&z=17

    Meu pai me falou que isso foi há muito tempo uma usina de açúcar, mas eu pretendo pesquisar melhor com mais propriedades o histórico do lugar. A entrada pelo que eu vi quando passei por lá não é muito difícil, tem trechos em que é só pular um murinho de um metro, ou uma grade da mesma altura. E eu não consegui verificar se tinha segurança ou guarda no local. Da pra ver também pelo google street view o local, os muros e as grades que eu falei.

    O grande problema do lugar é o tamanho, como dá pra ver pelo link que eu postei, é imenso o local, e fica entre três favelas, se não me engano, mas ainda reserva uma boa distância entre elas.

    Quem mais quiser embarcar nessa aventura da um bip no meu e-mail (matheuspeal@hotmail.co.uk) pra a agente organizar isso direitinho!

    Obrigado pela atenção, até mais! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Math! Que legal que vc lê o blog. Talvez o LTW se interesse em fazer a visita com vvc, sim! entre em contato com ele.
      Aqui no blog eu quero também reunir os exploradores urbanos no Brasil, colher material, abrir espaços e consciências. projetos são bem vindos.
      Planeja com cuidado e se jogue nessa!
      Valeu por ler o blog.

      Excluir
  2. Maravilhoso...uma riqueza de formas incrível. E o contraste do branco com o colorido da natureza ficou lindo. Adorei as imagens. Vontade de conhecer. Trata-se de um patrimônio histórico reconhecido e tombado pelo Iphan.

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo cemitério, tomara q continue conservado assim.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS