Olá! Gostaria de falar sobre um lugar muito querido em Petrópolis, um lugar especial que marcou gerações de pessoas por lá. Falo da Imperial Pista de Esqui e do teleférico que transportava visitantes para um mirante de mais de mil metros de altitude, de onde se pode ver boa parte da cidade - todo o centro.
Um pouco da história do lugar:
"A Imperial Pista de Esqui foi inaugurada no bairro Floresta no dia 8 de novembro de 1982. O criador do projeto foi o empresário David Santini, italiano que morava em Recife, Pernambuco. Além do teleférico, funcionou no local uma pista artificial de esqui.
Atraído pela paisagem e pelo clima de Petrópolis, em 1974 Santini iniciou os primeiros contatos com a prefeitura para a construção de uma estação de esqui. Em 1975, foi assinado um contrato entre a Esquitur, empresa da qual Santini era presidente, e a prefeitura. Pelo contrato, a empresa se comprometia a criar um parque esportivo com pista de esqui para a cidade, e a prefeitura de Petrópolis deveria abrir um acesso calçado à pista e levar água e luz ao alto do morro da Floresta.
- Esse é o único morro em que se tem uma panorâmica completa da cidade, com vista de 360 graus para os vales e montanhas. É um morro solto em meio a um vale – explicou na época Santini.
Eram sete pequenas elevações que foram unidas para que ficassem com as inclinações exigidas para o corte da pista. Para isso, foram necessárias cerca de cinco mil horas de trabalho.
O teleférico era composto de 40 cadeiras de duas pessoas, com capacidade máxima para 4.800 pessoas/hora. A estação inicial era na entrada do parque, levando em primeiro estágio até a parte do caminho onde havia uma lanchonete com vista panorâmica para a cidade. Em segundo estágio, o teleférico ia até o posto mais alto, a 1.196 metros de altitude, na estação do tobogã, com duas pistas.
O parque foi desativado, devido à baixa visitação, no início dos anos 1990. Desde então, está abandonado."
Há até uma página no Facebook chamada Revitalização do Teleférico de Petrópolis - http://www.facebook.com/groups/157880861002574/?fref=ts - de um grupo que reivindica ações de revitalização perante os órgão responsáveis.
A pista de esqui funcionou durante os anos 80 - foi fundada em 1982 - o teleférico até a década seguinte, quando tudo finalmente parou. Agora está entregue ao tempo e aos vândalos que estão desmontando pouco a pouco a estrutura metálica para vender em ferros velhos. Só me resta mostrar as imagens, mas antes quero mostrar um vídeo ótimo da época em que tudo funcionava perfeitamente. E dá-lhe nostalgia! De olho no detalhe do vídeo que mostra que a galera descia sentada - isso mesmo! sentada - numa espécie de tobogã. Muito legal.
Fontes da pesquisa:
http://leituradaslentes.blogspot.com.br/2012/02/imperial-pista-de-esqui-desativada_06.html
http://www.panoramio.com/user/3055258?with_photo_id=61375034
http://trekkbrasil.blogspot.com.br/2010/10/sessao-nostalgia.html
http://www.gazetadascidades.com.br/petropolis-noticias/926-teleferico-de-petropolis-e-alvo-de-furto
http://aserra.com.br/entretenimento/antigo-teleferico-de-petropolis-ira-se-transformar-em-espaco-cultural.html
http://www.panoramio.com/user/3372814?with_photo_id=42100387
http://oglobo.globo.com/serra/parece-filme-de-terror-6300889
Vídeos encontrados:
Um passeio de moto até o teleférico.
Chega a ser um pecado, com tantos eventos que irão acontecer, seria uma ótima fonte de lucro pra moradores, musicos, garçons, comerciantes, lamentável.
ResponderExcluirlamentavel ver tudo esse patrimonio destruido e abandonado.. q pena !!
Excluire muito complicado um exelente pnto turistico jogado fora sempre tiv vontade de ir la mas acabou antes de eu e meus irmaos irmos por q esse e os prefeitos q viram nao voltam com o teleferico eria trazer emprego muito dinheiro pra prefeitura por q imfelismente e so nisso q eles pensam.ASS Rafael moro no estrada da saldade e ainda sonho com isso acontecendo.
ResponderExcluirVish
ExcluirQue pena ver tanta beleza jogada fora, um belo ponto turistico que pode render muito dinheiro para a cidade e diversão para população local e turistas.
ResponderExcluirQue lugar lindo para estar abandonado. Acorda Petrópolis!
ResponderExcluirGina.
Se isso fosse aqui em São Paulo garanto que ainda tava funcionando e gerando muito $$$ pra cidade e pro estado!!!!
ResponderExcluirDe Petrópolis, restou o centrinho mesmo, que é bem bonitinho.. =¢
ResponderExcluirBrasileiros são assim:
ResponderExcluirQuando não tem, reclamam, quando tem, não cuidam ao não se comprometem a manter um lugar desses vivo eternamente!
Boa noite amigo! Sempre fui lá pelo Caxambu, cheguei a ver os suportes de esquiadores, como na foto, quando ainda estavam erguidos, mas nunca vi esses dois bonecos de neve, fui lá ontem mesmo... Essa entrada é pelo Floresta? É fácil chegar? Obrigado!
ResponderExcluirvai ver já foi demolida, mas há um letreiro pintado com o nome do local. pertenciam à pista.
ExcluirSou do Rio de Janeiro e quando era criança meu avô sempre me levava pra passear em Petrópolis e, um dos meus passeios favoritos era o teleférico. Mas quando eu ia, apesar de funcionando, já estava em processo de deterioração. Sempre pensei em voltar com minha família mas pelo jeito é impossivel. Lastimável.
ResponderExcluirCara que legal eu não me lembrava disso muito lindo o lugar pena que não deu pra conhecer.
ResponderExcluirLamentável !!! Fui uma única vez quando adolescente, nunca me esqueci. Foi muito marcante, sempre me lembro e queria voltar, mas não sabia que havia sido fechado.
ResponderExcluirFui uma vez em 1991
ResponderExcluirQue pena ver tanta beleza jogada fora, um belo ponto turistico que pode render muito dinheiro para a cidade e diversão para população local e turistas.. Acorda Petrópolis!
ResponderExcluirLamentável o abandono desse atrativo turístico
ResponderExcluirDaqui de casa vejo o bairro e um pqn pedaço da estrutura restante. Fui uma única vez, mas com pouca lembrança. Triste!!!
ResponderExcluirNão lembro deste lugar , moro em petrópolis , tenho 10 anos
ResponderExcluirUma pena ter acabado, pois quem conheceu não esquece nunca.
ResponderExcluir