quarta-feira, 27 de março de 2013

Teleférico de Petrópolis, a Imperial Pista de Esqui - Rio de Janeiro



Olá! Gostaria de falar sobre um lugar muito querido em Petrópolis, um lugar especial que marcou gerações de pessoas por lá. Falo da Imperial Pista de Esqui e do teleférico que transportava visitantes para um mirante de mais de mil metros de altitude, de onde se pode ver boa parte da cidade - todo o centro.
Um pouco da história do lugar:
"A Imperial Pista de Esqui foi inaugurada no bairro Floresta no dia 8 de novembro de 1982. O criador do projeto foi o empresário David Santini, italiano que morava em Recife, Pernambuco. Além do teleférico, funcionou no local uma pista artificial de esqui. 
Atraído pela paisagem e pelo clima de Petrópolis, em 1974 Santini iniciou os primeiros contatos com a prefeitura para a construção de uma estação de esqui. Em 1975, foi assinado um contrato entre a Esquitur, empresa da qual Santini era presidente, e a prefeitura. Pelo contrato, a empresa se comprometia a criar um parque esportivo com pista de esqui para a cidade, e a prefeitura de Petrópolis deveria abrir um acesso calçado à pista e levar água e luz ao alto do morro da Floresta.
- Esse é o único morro em que se tem uma panorâmica completa da cidade, com vista de 360 graus para os vales e montanhas. É um morro solto em meio a um vale – explicou na época Santini.
Eram sete pequenas elevações que foram unidas para que ficassem com as inclinações exigidas para o corte da pista. Para isso, foram necessárias cerca de cinco mil horas de trabalho.
O teleférico era composto de 40 cadeiras de duas pessoas, com capacidade máxima para 4.800 pessoas/hora. A estação inicial era na entrada do parque, levando em primeiro estágio até a parte do caminho onde havia uma lanchonete com vista panorâmica para a cidade. Em segundo estágio, o teleférico ia até o posto mais alto, a 1.196 metros de altitude, na estação do tobogã, com duas pistas.
O parque foi desativado, devido à baixa visitação, no início dos anos 1990. Desde então, está abandonado."


Há até uma página no Facebook chamada Revitalização do Teleférico de Petrópolis - http://www.facebook.com/groups/157880861002574/?fref=ts - de um grupo que reivindica ações de revitalização perante os órgão responsáveis.
A pista de esqui funcionou durante os anos 80 - foi fundada em 1982 - o teleférico até a década seguinte, quando tudo finalmente parou. Agora está entregue ao tempo e aos vândalos que estão desmontando pouco a pouco a estrutura metálica para vender em ferros velhos. Só me resta mostrar as imagens, mas antes quero mostrar um vídeo ótimo da época em que tudo funcionava perfeitamente. E dá-lhe nostalgia! De olho no detalhe do vídeo que mostra que a galera descia sentada - isso mesmo! sentada - numa espécie de tobogã. Muito legal.




































Fontes da pesquisa: 

http://leituradaslentes.blogspot.com.br/2012/02/imperial-pista-de-esqui-desativada_06.html

http://www.panoramio.com/user/3055258?with_photo_id=61375034

http://trekkbrasil.blogspot.com.br/2010/10/sessao-nostalgia.html

http://www.gazetadascidades.com.br/petropolis-noticias/926-teleferico-de-petropolis-e-alvo-de-furto

http://aserra.com.br/entretenimento/antigo-teleferico-de-petropolis-ira-se-transformar-em-espaco-cultural.html

http://www.panoramio.com/user/3372814?with_photo_id=42100387

http://oglobo.globo.com/serra/parece-filme-de-terror-6300889

Vídeos encontrados:

Um passeio de moto até o teleférico.




6 comentários:

  1. Chega a ser um pecado, com tantos eventos que irão acontecer, seria uma ótima fonte de lucro pra moradores, musicos, garçons, comerciantes, lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lamentavel ver tudo esse patrimonio destruido e abandonado.. q pena !!

      Excluir
  2. e muito complicado um exelente pnto turistico jogado fora sempre tiv vontade de ir la mas acabou antes de eu e meus irmaos irmos por q esse e os prefeitos q viram nao voltam com o teleferico eria trazer emprego muito dinheiro pra prefeitura por q imfelismente e so nisso q eles pensam.ASS Rafael moro no estrada da saldade e ainda sonho com isso acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Que pena ver tanta beleza jogada fora, um belo ponto turistico que pode render muito dinheiro para a cidade e diversão para população local e turistas.

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo para estar abandonado. Acorda Petrópolis!

    Gina.

    ResponderExcluir
  5. Se isso fosse aqui em São Paulo garanto que ainda tava funcionando e gerando muito $$$ pra cidade e pro estado!!!!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS

Loading...

Notícias

Loading...