terça-feira, 16 de abril de 2013

Hong Kong abandonada


Oi, gente. Recentemente conheci um site de um inglês que mora em Hong Kong há sete anos e escreve sobre as peculiaridades dessa cidade e de suas redondezas, é o http://hongwrong.com. Um site que tenho explorado com muito interesse, pois lá há muitas informações sobre Hong Kong, inclusive sobre os locais abandonados que Tom, o blogueiro, faz questão de visitar. Essa postagem será bem grande, pois mostrarei todos os lugares abandonados que Tom explorou. Um viagem completa pelos lugares abandonados em Hong Kong e suas histórias. Vamos lá!

Vila abandonada na área rural ao Noroeste de Hong Kong - Kuk Po
Hong Kong é uma região administrativa da República Popular da China e refletindo sobre o crescimento do país e o desenvolvimento das cidades não é de se espantar que haja muitas áreas abandonadas no interior da China, já que se trata de um país imenso em extensão territorial.
Kuk Po é uma área restrita, de fronteira que, desde 2006, está cercada para evitar a entrada de imigrantes, coibir atividades ilegais e onde só se entra com permissão da polícia/governo. 
Ainda há moradores na área, mas somente 160, os quais retiram seu sustento da atividade agrícola de subsistência e pequenas criações de animais.
A construção da vila data da década de 20, mas foi habitada por séculos por vários clãs e desde 1990 está praticamente abandonada - os poucos habitantes ainda contam com o fornecimento de água e energia elétrica. 
Como a maioria da população migrou para o Reino Unido, as autoridades não conseguem mais encontrar os proprietários das casas. Em breve tudo se tornará ruína.
























































Fonte: 

Vilas abandonadas ao sul de Hong Kong - de Shek Pik à Tai Ho
Nesta trilha feita pelo Tom há algumas vilas abandonadas, todas no litoral, uma viagem fascinante. Muito fácil de chegar e estão separadas umas das outras por mais ou menos uma hora de caminhada.















Fonte: 

Estação de Polícia de Wanchai
Este é um dos poucos prédios construídos da época da China colonial. Data de 1932 e foi abandonado em 2010, quando já não era mais usada como central de polícia e sim como apenas um prédio histórico. Incrível como uma construção deste porte em plena cidade possa estar abandonado. Sorte dos exploradores urbanos.
























Fonte:


Antiga Prisão Central e Estação de Polícia de Hong Kong
Esse prédio é hoje considerado um prédio histórico de Hong Kong por ter sido construído na época colonial. 
Ele ocupa um quarteirão inteiro e foi ocupado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial e parcialmente destruído pelos bombardeios. Foi restaurado em 1946 e após utilizado como asilo para refugiados vietnamitas e centro de repatriamento de pessoas. Após ter outros vários usos, o prédio está sendo cogitado para ser um museu.














Uma visão panorâmica:


Fonte:


Ilha abandonada de Yim Tin Tsai
Essa Ilha já teve mais de mil habitantes, mas durante as décadas de 80 e 90 sua população foi toda transferida para Hong Kong, Inglaterra e Polônia. Hoje apenas uma pessoa vive lá, uma espécie de "cuidador" do local. Há também na ilha uma capela recentemente restaurada e protegida pela UNESCO.
A ilha é aberta à visitação e há vários horários de saída dos barcos. Quatro horas é suficiente para visitar tudo que há por lá, com direito à vila, cemitério, fazenda de sal e mirante abandonados. Show!





























Fonte:


Túneis usados na segunda Guerra Mundial 
Utilizados pelos ingleses contra os japoneses, essa rede de túneis possui cerca de 18 km e foi construído em 2 anos. O túnel possui shafts de ventilação e pontos de observação e seus setores receberam os nomes das ruas de Londres para torná-lo mais "familiar" às tropas inglesas. O túnel é completamente aberto à visitas. 















Fonte:

Vila semi-abandonada de Fung Hang
Com cerca de 300 anos de história, essa vila possui, além das casas, uma fazenda de café e um templo. Ainda habitam nela 160 pessoas que tiram seu sustento da agricultura e da criação de animais, mas a grande maioria de suas casas a natureza já está reclamando de volta. Sua desocupação aconteceu por volta de 1949 quando uma parte de seus cidadãos pediram a cidadania inglesa e deixaram o território e outros migraram para Hong Kong por causa do início da industrialização na cidade. Seus poucos moradores são contra a exploração local e aguardam por atividades do governo que fomentem o turismo eco sustentável. Um ótima opção de desenvolvimento para lugares abandonados.



























Uma visão panorâmica da vila:


Fonte:

Estação de TV abandonada de Ho Shung
Uma antiga fábrica que virou estação de TV, essa é a história desse prédio que pouco a pouco está sendo tomado pela natureza. 
Cenário perfeito para os grafiteiros, o local abriga inúmeros desenhos feitos por eles. Verdadeiras obras de arte que encontram em muros abandonados sua plataforma ideal. Adoramos grafite urbex.
Apesar de estar cercada por muros, é bastante frequentado por fotógrafos, visitantes e exploradores em geral. Dizem que o local é mal assombrado. Buu!










































































Vídeo:


Fontes:

Um comentário:

  1. oi renato,também sou de Brasília, adoro o teu blog e sempre que você posta algo daqui eu vou próximo do lugar para dar uma olhada eu mesmo. gostaria que você fizesse uma postagem sobre o Museu de Arte de Brasília aqui vão algumas imagens:
    http://4.bp.blogspot.com/_LVsN99BB7jE/S2NBIj-0SGI/AAAAAAAAABU/MZt7XeoeVN0/s320/06_28_0.jpg

    http://photos.wikimapia.org/p/00/00/66/51/28_big.jpg

    http://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/15585_124393697725447_1742897435_n.jpg

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS