Olá, gente!
Quando fiz a primeira postagem sobre ferrovias brasileiras e suas estações abandonadas, conheci Daniel Gentili, um explorador das ferrovias do país já faz mais de décadas. Ele contribuiu com tanto material que tive que dividir tudo em duas postagens - links para a parte 1 e para a parte 2.
Mês passado um fotógrafo leitor da página do Lugares no Facebook contou que fazia um trabalho similar às coisas que eu estava postando por lá. Assim que tive tempo fui ver o link que me havia mandado e percebi que estava diante de uma coisa importante e muito bonita: alguém está registrando as estações das antigas e extintas linhas de trem que existiam no Brasil. Um novo olhar paira sobre o que resta das ferrovias paulistas no Brasil. Que bom!
Adriano Martins, parabéns pelo trabalho e muito obrigado pela colaboração aqui no blog.
Mês passado um fotógrafo leitor da página do Lugares no Facebook contou que fazia um trabalho similar às coisas que eu estava postando por lá. Assim que tive tempo fui ver o link que me havia mandado e percebi que estava diante de uma coisa importante e muito bonita: alguém está registrando as estações das antigas e extintas linhas de trem que existiam no Brasil. Um novo olhar paira sobre o que resta das ferrovias paulistas no Brasil. Que bom!
Adriano Martins, parabéns pelo trabalho e muito obrigado pela colaboração aqui no blog.
Rotunda - estrada de Ferro Noroeste do brasil - Lins São Paulo
Estação EFS Pereiras - SP
Estação Rufino de Almeida - RMV - Cruzeiro - SP
Estação Tibiriçá - Bauru - SP
Estação Tibiriçá - Bauru - SP
Primeira Estação CIA União Sorocabana e Ytuana - Lençóis Paulistas - SP
Estação Pedro Alexandrino
Estação Monjolinho - SP
Estação Ferroviária Curitibanos - Estrada de Ferro Bragantina - SP
Estação Ferroviária Curitibanos - Estrada de Ferro Bragantina - SP
Estação Ferroviária Curitibanos - Estrada de Ferro Bragantina - SP
Estação Estrada de Ferro Sorocabana - Oiti - SP
Estação Estrada de Ferro Sorocabana - Remédios - SP
Estação EFS Virgílio Rocha - Lençóis Paulistas - SP
Estação EFS Virgílio Rocha - Lençóis Paulistas - SP
Estação espraiado - Brotas - SP
Estação Estrada de Ferro Sorocabana - Remédios - SP
Estação EFS Virgílio Rocha - Lençóis Paulistas - SP
Estação EFS Virgílio Rocha - Lençóis Paulistas - SP
Estação EFS Costa Pinto - Piracicaba - SP
Estação EFCB - Cachoeira Paulista - SP
Estação EFS Conchas - SP
Estação de Brotas - SP
Estação de Torrinha - SP
Estação Dois Córregos - SP
Estação Dois Córregos - SP
Estação CIA Mogiana - Bairro Alegre - São João da Boa Vista - SP
Estação Brasília Paulista - Piratininga - SP
Estação EFS CIA Ituana e Sorocabana - Araquá - SP
Estação EFS Alfredo Guedes - Lençóis Paulistas - SP
Estação Ataliba Leonel - Manduri - SP
Fonte da pesquisa:
http://www.panoramio.com/user/1414435
Um reportagem muito interessante!!
ResponderExcluirParabéns! :)
Renato...Seu blog é fantástico e fenomenal. Parabéns. Acompanho sempre que posso. Grande abraço.
ResponderExcluirVocê não tem noção da euforia que me passa cada vez que eu acesso o teu blog, é algo inexplicável. Um grande abraço e estimas de ainda mais sucesso.
ResponderExcluirGostaria de ver por aqui uma reportagem sobre Detroit, nos EUA! O abandono por lá é catastrófico! Um grande abraço e parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirDocumentário sobre o Hotel de 5 estrelas Monte Palace, abandonado há mais de 20 anos numa das maravilhas naturais de Portugal. http://www.youtube.com/watch?v=ZYGilA8B58U
ResponderExcluirDescaso e abandono das ferrovias. Esse é o retrato do Brasil que agoniza com ruas e estradas engarrafadas enquanto a ferrovia é esquecida e poderia tirar nossas cidades do caos que vivem atualmente. Até quando vamos ver ferrovias serem erradicadas neste país? Porque o trem não tem lugar na mobilidade? Porque só o Brasil destrói sua malha ferroviária? Mistérios ou será o óbvio? O óbvio de que o carro, ônibus e caminhões são mais "interessantes" para o governo.
ResponderExcluirÉ lamentável ver o enterro das estações de trem de passageiros abandonadas, principalmente no interior de São Paulo
ResponderExcluirRecentemente ví uma estação de Lins-SP completamente abandonada ao tempo.
Bons tempos da Paulista na década de 60 que era digna de 1º mundo que eu tive a oportunidade de viajar quando criança!
Imagine uma locomotiva da Paulista V8 ir até 165 KM/h como recorde do país e ver hoje locomotivas mesmo novas indo até 80 km/h para transporte prioritário de cargas?
Os grandes centros, como São Paulo-SP , um caos no trânsito nas marginais, rodoanel e estradas sobrecarregadas de caminhões bitrem e tritrem destruindo a pavimentação asfáltica pelo excesso de peso , quando poderia ter um transporte ferroviário decente.
Os governantes dos municípios viram as costas que se fosse um cemitério abandonado as estações.
Quando vemos algumas estações restauradas no interior de São Paulo, são usadas como Secretarias de Cultura, Turismo e Museus contando a história das ferrovias no seu auge!!!
Veja o exemplo de Bauru que tinha uma estação digna de 1º mundo que tinha o destino para um Shopping Center?
Reger uma naçāo, requer antes de qualquer interesse pessoal,uma motivação muito forte em manter as origente e raízes criadas por um povo e para serem usadas por esse povo. Nesse caso, estamos deixando morrer algo que nos faz sentirmos totalmente insensíveis a tempo.
ExcluirReger uma naçāo, requer antes de qualquer interesse pessoal,uma motivação muito forte em manter as origente e raízes criadas por um povo e para serem usadas por esse povo. Nesse caso, estamos deixando morrer algo que nos faz sentirmos totalmente insensíveis a tempo.
ExcluirCaro Amigo; adorei ver fotos das antigas estações de trem. tenho adoração poe esse passado que foi esquecido.
ResponderExcluirTalvez você não conheça uma pequena estação que fica localizada entre Nova Pauliceia e Nova Europa no estado de São Paulo, é linda ,passei várias vezes por lá e sempre me apaixono por ela.
Fica o convite.
joserobneves@hotmail.com
Nao sei mas quando vejo essas imagens me vem alguns flashs na memoria, como se fosse um deja vu, aquela sensaçao de ja ter estado la; uma sensaçao de saudade de um lugar onde nunca passei. Muito obrigado pela bela materia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTão abandonados que avivam mais e mais as saudades!
ResponderExcluirComo compartilhar no facebook, estas
ResponderExcluirmaravilhosas imagens?
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1871944-abandono-marca-antigas-estacoes-ferroviarias-no-interior-de-sao-paulo.shtml
ResponderExcluirInfelizmente, a cultura da ferrovia e da memória ainda é muito pobre no Brasil.
Show ! Também gosto desse tipo de matéria .tem uma estação que talvezqeu vá visitar estacao Evangelista de Souza
ResponderExcluirNão tem uma foto, e nem uma história da antiga, entrada de ferro, que ligava Santos, há Juquiá, no Vale do Ribeira, as cidades da baixada santista e do vale do ribeira, são muito importantes história que há ferroviária tem, e cada cidade, tem a sua estação, para contar a sua história,,,
ResponderExcluirEsqueceu da de Itararé sp por lá passou até Getúlio Vargas e grandes autoridades da época
ResponderExcluir