domingo, 2 de junho de 2013

Clube Primavera - Taguatinga - DF


Olá, gente. Hoje fiz uma exploração num clube abandonado que fica em Taguatinga, uma cidade satélite de Brasília. Um clube enorme, que me rendeu bastante material. Fui lá duas vezes e só hoje terminei.
O clube prometia e possuía piscinas de adultos e infantil, quadras, saunas, bar, restaurante, enfim, era o ponto de encontro das pessoas de Taguatinga durante os anos 80. 
A área, depois de abandonada nos 90, passou por várias situações judiciais e finalmente decidiu-se que pertence ao patrimônio público e será reformulada ou até transformada em um parque. 
Fica na memória das pessoas que frequentaram, hoje adultos, a lembrança de como era este lugar. Na minha memória, de quem nunca frequentou quando funcionava, fica  a memória do abandono e da força com que a natureza toma de volta o que é dela.



A entrada. O muro de pedra que aparece na imagem acima é o mesmo da segunda imagem abaixo.
As cores da última mão de tinta que o local recebeu ainda insistem em aparecer.














Isso abaixo devia ser uma espécie de guarita de verificação de carteirinhas ou algo assim, bem na entrada.














Uma série de banheiros e vestiários que o clube possuía. O abandono formou texturas bem variadas e a escuridão domina. 































































A piscina maior. encontra-se assim: cheia de galhos, entulhos... em pensar que já foi tão vivo este lugar...










A piscina menor e os cachorros, lógico! eles de novo - nossa primeira infiltração no local foi alardeada por eles, e tivemos que voltar - mas são mansos, só latem, e chamam o segurança.






















 




Isso era uma espécie de arena com arquibancada. No meio dela hoje há um grande matagal. 




























As quadras de basquete.












Acho que isso era o restaurante, ou a cozinha dele.







































As barraquinhas de madeira para o estar da família. perto das churrasqueiras.











Bem, foi uma ótima exploração e espero que também tenham gostado. Até mais...

Fontes:


Vídeos sobre o clube:


19 comentários:

  1. Muito bom o seu blog!!!

    Acho que já vi tudo nele, rs....

    Fica uma sugestão: Truk Lagoon, na Micronésia. O maior cemitério de navio da 2ª Guerra. Caso já não tenha.

    Se quiser companhia para explorar alguns lugares de Brasília, adoro esse assunto...Meu e-mail é aline-gata2008@hotmail.com

    Abraços

    Aline

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci...tem a piscina de ondas do PArque da Cidade.......Aline

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante esse negócio de explorador urbano e tenho visto muito disso nesses últimos dias...
    Só tenho uma pergunta: você por acaso sabe por que esse clube fechou? Até por que é muito chato saber que um clube que tinha tudo para estar funcionando fechou sem mais nem menos...
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amigo seu Blog está de parabéns! Estou acessando ele a 1 semana direto. Legal mesmo, por que tinha visto pouco conteúdo sobre o tema na internet. Moro em Taguatinga e já tinha verificado a existência (na verdade,não mais) do clube Primavera. Conforme a jovem citou no comentário anterior, sugiro uma olhada na extinta Piscina de ondas do Parque da Cidade, quando criança ia muito lá.Há alguns anos o local encontra-se abandonado. Vc é de Brasília? abraço




    Luís De Vita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luís Gabriel, ao lado do viaduto Ayrton Senna, tem a antiga fábrica da Itambé, que hoje pertence á Lopes Royal. Meu marido conhece os vigias do local. Ele disse que dentro da fábrica tem umas passagens subterrâneas escuras, que vão de um prédio a outro da fábrica, que são cheias de morcego. E em uma dessas galerias, se você entrar e ir direto (pelo esgoto), sai na altura do Cruzeiro. Fiquei curiosíssima para ir, mas morro de medo também.
      Na Vila Planalto, também tem um hotel abandonado. Ele fica perto do Bay Park, ao lado do Opera Hall.
      Na via Estrutural também tem duas carcaças de prédios, em uma delas uma lamparina fica acesa a noite inteira. Dá medo só de lembrar. Gostaria muito de ir a esses lugares, e além de ter muito medo, não tem ninguém para ir comigo.

      Tem um clube antigo, ao lado da casa do Cantador, o clube Sol e Mar. Já tem muitos anos que ele está abandonado, mas o terreno é cercado com cerca elétrica, e tem vigia cuidando do local, mas o mato toma conta de todo o terreno. Dá uma vontade de pedir para entrar...

      Camila Arroio, o clube fechou por que na época, a maioria do pessoal de Taguatinga começou a construir piscinas em suas casas, e manter o clube ficou muito caro. Os condomínios começaram a investir em clubes e áreas de lazer dentro de seus espaços. Isso acontece não só com esse, mas muitos outros do Plano Piloto que ficam na beira do Lago.

      Abraços,

      Aline

      Excluir
  5. Ae tem o Clube dos 200 na QSB e ainda o CIT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cammarota, tem como você achar esses dois clubes no google maps e me mostrar os links? eu gostaria muito. Obrigado.

      Excluir
  6. Eu vivi tudo isso, minha família era sócia do clube, voce nao sabe o quanto eu chorei vendo essa reportagem, foi de partir o coração, cresceu gerações ai dentro, era nossa maior alegria acordar sábado e domingo pra ir pro clube, me trouxe tantas memorias, gostaria de uma matéria do cit, outro antigo clube de Taguatinga. eu ia amar. fico esperando.
    meu nome e Kessley Andre moro na Ceilândia e se precisar de algo tenho algumas fotos, iria ajudar voce com as matérias Clube Primavera e Club Cit.
    meu numero e: 82737247.fico aguardando seu contato.

    ResponderExcluir
  7. Eu vivi tudinho, todo domingo sol e sauna. Como pode ter deixado ficar nesse ponto? Tristeza e desolação com o ser humano. 90% de Taguatinga frequentou esse club.

    ResponderExcluir
  8. olá moro no DF e adoro lugares abandonados acho um charme e as histórias são apaixonantes .
    eu já entrei nesse clube uma vez mais os seguranças me encontraram lá e tive que sair. se me desse uma dica de como passa por esse cães adoraria :)
    E outro gostaria de saber se tem mais lugares abandonados por DF - Brasília. .

    ResponderExcluir
  9. olha eu tambem gostava muito de ir a eese clube fiquei muito triste mais oque podemos fazer

    ResponderExcluir
  10. Harlei Cursino Vieira4 de abril de 2014 17:12

    O aposentado José Jasman, 59 anos, contou que costumava frequentar o Clube Primavera, as lembranças boas foram substituídas por um pesadelo real. “Era lindo, muito bom. Mulheres, música boa e bebida todo final de semana, diversão na certa. Pena que tudo isso acabou”, lamentou José. Para ele, Taguatinga ficou decadente depois do local fechar as portas. “Agora é tudo de ruim. Além da violência e dos riscos que a gente corre, não tem mais lazer público”.

    A Terracap informou em nota que pretende lotear e vender o espaço a terceiros. A proposta do parcelamento deverá ser enviada para a Secretaria de Habitação (Sedhab) que vai analisar a possibilidade. Com o parecer do órgão, o projeto deverá ser encaminhado à Câmara Legislativa para modificar a destinação da área.

    ResponderExcluir
  11. parecia ser um lugar legal antes de deixarem "morrer"
    Como faço para chegar nesse local? procuro lugares abandonados para a gravação do clipe da minha banda.

    ResponderExcluir
  12. Muito triste ver hoje o que sobrou de um clube que a décadas atrás foi uma das maiores alegrias de Taguatinga e de Brasília. Muitas saudades da minha infância no Clube Primavera!

    ResponderExcluir
  13. Harlei Cursino Vieira17 de agosto de 2015 15:39

    Eu também frequentei muito o clube Primavera entre 1993 e 1996, junto com Welvis Cursino dos Passos, Josué Cursino dos Passos, Cleiton Cursino Cruz e Evandro Lopes Cursino.

    ResponderExcluir
  14. E COMO FICA OS SÓCIO REMIDO,SERIA BOM A GALERA TOMAR A FRENTE E FAZER JUS AOS SEUS DIREITOS,VAMOS NOS UNIR PRA REFAZER ESTA ÁREA DE LAZER QUE NOS PERTENCE TAMBÉM.EU CRESCI DENTRO DO CLUBE PRIMAVERA CIT..SE TODOS SE UNIR TEREMOS DE VOLTA,LINDO CLUBE.









    ResponderExcluir
  15. Nesse clube já teve zoológico, parquinhos, piscina enorme, piscina média mais embaixo e outras piscinas menores. Tinha futebol de areia super disputado, salão de jogos e um carnaval sem igual.

    ResponderExcluir
  16. Saudades demais... só para salientar aquela local que vc fala em uma arena era para ser um ginásio coberto que nunca foi construído finalizado

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS