quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Grafite urbex na Represa Biliings, São Bernardo do Campo - SP


Olá, gente!
Mais um explorador entra em contato com a gente, interessado em mostrar suas aventuras e , claro, estamos sempre aberto pra isso. O amigo explorador é de São Bernardo do Campo - ao final passo o link da página do álbum no Face - e também possui um trabalho muito interessante em corte a laser. Vale a pena conferir, aos interessados.
O lugar que ele nos mostra era um antigo cassino da época áurea brasileira da década de 1950 - onde somente poderosos da região vinham festejar e gastar seus milhões. Lá existem dezenas de passagens secretas  e uma delas era usada quando do mirante se avistava as viaturas da polícia chegando pela Via Anchieta e então os jogadores fugiam com bastante antecedência por um caminho de mármore pelo mato até a entrada de um túnel que acessa uma espécie de um "castelinho" - ainda povoado - onde esperavam os cúmplices do esquema.
 Essa dica muito valiosa me levou a este lugar e ao repositório de obras em grafitagem que este lugar é. O abandonado dentro do urbano sempre cede grandes plataformas que abrigam obras dos grafiteiros. Aliás o grafiteiro é um explorador urbano por natureza - pois procura sempre o melhor lugar dentro da cidade, literalmente explorando-as - e lugres abandonados oferecem paredes silenciosas e prontas  para esperarem sua nova cara colorida e viva: a arte. Essa apropriação do espaço urbano eu acho muito válida, pois não depreda. Porém ela é somente válida se não altera o patrimônio. Ruínas como essas que mostrarei nada significam e não têm mais valor dentro da cidade.
"A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga".
Vamos lá!

A represa Billings:

O local:























































Grande registro! parabéns e obrigado pelo material.

Fontes:




6 comentários:

  1. Eu recomendo um rolê neste lugar - mesmo porque ta aberto pra quem quiser entrar, é um mergulho no passdo de sombras e musicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a postagem tá bombando e já é uma das mais lidas na semana. :D

      Excluir
  2. Amigo, fui morador do bairro Estoril de 80 a 2010. Fui sócio também deste clube, o Jockey clube até 90 quando ele funcionou. Neste mesmo ano morreu uma moça afogada nesta piscina e houve complicações com o alvará, ficando fechado para reformas.nos anos 90 invadiram o clube e jogaram tudo na represa. Os arquivos foram queimados e as estruturas de madeira também. Foi entregue à prefeitura e saiu saiu no jornal que será feito o centro de treinamento de canoagem nas olimpíadas de 2016. Não rrecomendo entrar neste clube. Virou a cracolandia do Estoril.

    ResponderExcluir
  3. moro no estoril desde 1980 e muito triste ver tudo abandonado,agora que derrubaram o muro de entrada esta a DEUS DARA,TUDO ABANDONADO.

    ResponderExcluir
  4. qual o endereço desse lugar , gostaria de estar indo para fotografar .

    ResponderExcluir
  5. Nossa, muito legal!

    Vira e mexe eu posto (entre outras coisas) no meu blog (leandromd.blogspot.com) alguns grafites que fotografo quando ando pelas ruas!

    Também fiquei com vontade de ir até aí, mas, pelo que percebi, talvez o lugar não seja o mais adequado para um passeio.

    Por isso, parabéns a quem fotografou e aos que fizeram essas artes urbanas sensacionais!

    Abraços,
    Leandro M.D.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS