quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Grafite urbex na Represa Biliings, São Bernardo do Campo - SP


Olá, gente!
Mais um explorador entra em contato com a gente, interessado em mostrar suas aventuras e , claro, estamos sempre aberto pra isso. O amigo explorador é de São Bernardo do Campo - ao final passo o link da página do álbum no Face - e também possui um trabalho muito interessante em corte a laser. Vale a pena conferir, aos interessados.
O lugar que ele nos mostra era um antigo cassino da época áurea brasileira da década de 1950 - onde somente poderosos da região vinham festejar e gastar seus milhões. Lá existem dezenas de passagens secretas  e uma delas era usada quando do mirante se avistava as viaturas da polícia chegando pela Via Anchieta e então os jogadores fugiam com bastante antecedência por um caminho de mármore pelo mato até a entrada de um túnel que acessa uma espécie de um "castelinho" - ainda povoado - onde esperavam os cúmplices do esquema.
 Essa dica muito valiosa me levou a este lugar e ao repositório de obras em grafitagem que este lugar é. O abandonado dentro do urbano sempre cede grandes plataformas que abrigam obras dos grafiteiros. Aliás o grafiteiro é um explorador urbano por natureza - pois procura sempre o melhor lugar dentro da cidade, literalmente explorando-as - e lugres abandonados oferecem paredes silenciosas e prontas  para esperarem sua nova cara colorida e viva: a arte. Essa apropriação do espaço urbano eu acho muito válida, pois não depreda. Porém ela é somente válida se não altera o patrimônio. Ruínas como essas que mostrarei nada significam e não têm mais valor dentro da cidade.
"A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga".
Vamos lá!

A represa Billings:

O local:























































Grande registro! parabéns e obrigado pelo material.

Fontes:




5 comentários:

  1. Eu recomendo um rolê neste lugar - mesmo porque ta aberto pra quem quiser entrar, é um mergulho no passdo de sombras e musicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a postagem tá bombando e já é uma das mais lidas na semana. :D

      Excluir
  2. Amigo, fui morador do bairro Estoril de 80 a 2010. Fui sócio também deste clube, o Jockey clube até 90 quando ele funcionou. Neste mesmo ano morreu uma moça afogada nesta piscina e houve complicações com o alvará, ficando fechado para reformas.nos anos 90 invadiram o clube e jogaram tudo na represa. Os arquivos foram queimados e as estruturas de madeira também. Foi entregue à prefeitura e saiu saiu no jornal que será feito o centro de treinamento de canoagem nas olimpíadas de 2016. Não rrecomendo entrar neste clube. Virou a cracolandia do Estoril.

    ResponderExcluir
  3. moro no estoril desde 1980 e muito triste ver tudo abandonado,agora que derrubaram o muro de entrada esta a DEUS DARA,TUDO ABANDONADO.

    ResponderExcluir
  4. qual o endereço desse lugar , gostaria de estar indo para fotografar .

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS