domingo, 8 de setembro de 2013

O Palácio de Sans-Souci e a Citadelle Lafferière - Haiti


Olá, gente!
A exploração de ruínas é considerada como aventura urbana, uma espécie de exploração urbana. E é sobre uma ruína com uma história incrível que quero falar hoje. Aliás sobre duas, um conjunto, na verdade. Quero mostrar pra vocês as ruínas de um palácio e de um forte para de defesa militar.

O Palácio de Sans-Souci
O Palácio de Sans-Souci foi a residência real do rei Henri I (mais conhecido como Henri Christophe ) do Haiti , da rainha Marie-Louise e suas duas filhas. Foi o mais importante dos nove palácios construídos pelo rei, bem como quinze castelos, inúmeras fortalezas, e várias casas de veraneio em suas vinte plantações. A construção do palácio começou em 1810 e foi concluída em 1813. Ele está localizado na cidade de Milot. Seu nome traduzido do francês significa "sem preocupações."
Antes da construção de Sans-Souci, Milot sediou uma plantação francesa que Christophe gerenciou por um período durante a Revolução do Haiti. Conhecido por sua crueldade, foi responsável pela morte de muitos trabalhadores durante a construção do palácio. Sob seu reinado, o palácio foi o local de festas opulentas e danças. Tinha imensos jardins, fontes artificiais, e um sistema de distribuição de água. Apesar de Sans-Souci ser agora uma ruína vazia, seu esplendor foi presenciado por muitos visitantes estrangeiros.
A imponência de Sans-Souci fazia parte do programa de Henri Christophe de demonstrar aos estrangeiros, principalmente europeus e americanos, o poder e a capacidade da raça negra. No entanto, o reinado de Christophe não era bem visto pelos poderes monárquicos europeus de prestígio.

























A Citadelle Laferrière
Perto do Palácio está a fortaleza Citadelle Laferrière , construída sob decreto por Henri Christophe para repelir uma invasão francesa que nunca ocorreu. França , antiga potência colonial no Haiti, reconheceu a independência do Haiti em 1825, quando o Haiti concordou em pagar uma indenização ruinosa de 150 milhões de francos, em troca de relações diplomáticas e econômicas.
Aleijado por um acidente vascular cerebral , o rei Henrique I suicidou-se em 8 de outubro de 1820. Segundo a lenda do Haiti, ele se matou com uma bala de prata. Ele foi posteriormente enterrado no Citadelle.
Seu filho e herdeiro, Jacques-Victor Henry, o Príncipe Real do Haiti foi morto à baioneta pelos revolucionários no palácio em 18 de outubro de 1820.
Aliás, as ações do palácio o seu nome com outro líder revolucionário haitiano, o coronel Jean-Baptiste Sans Souci. Ele era um escravo Africano, e foi o primeiro negro a liderar tropas em combates numa guerrilha contra os franceses em 1791. Quando Henri Christophe e outros líderes militares se separaram do poder francês, pediram ajuda à Sans Souci e seus soldados, mas ele se recusou e, Christophe foi visto como um traidor. Cerca de dez anos antes da construção do seu palácio, o futuro rei do Haiti enviou Coronel Sans Souci uma mensagem conciliadora convidando-o para seu quartel-general no Grand Pré. Quando Sans Souci chegou à fazenda com sua tropa, os guardas de Christophe mataram todos numa emboscada.
Alguns estudiosos também perguntam-se se Christophe teve parte de sua inspiração no palácio do imperador prussiano Frederico, o Grande Palácio em Potsdam, Sanssouci, um símbolo de conquista do Iluminismo europeu.
Um forte terremoto em 1842 destruiu uma parte considerável do palácio e devastou a cidade vizinha de Cap-Haitien , o palácio nunca foi reconstruído. O palácio (antes de sua destruição) era considerado como o  equivalente, no Caribe, ao Palácio de Versalhes, na França. A UNESCO designou ambos Patrimônio Mundial em 1982.







































































Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sans-Souci_Palace

http://en.wikipedia.org/wiki/Citadelle_Laferri%C3%A8re

http://www.flickriver.com/photos/11247415@N07/popular-interesting/

http://whc.unesco.org/en/list/180

http://repeatingislands.com/2009/10/05/clinton-visits-sans-souci-palace-in-haiti-in-bid-to-foster-tourism/

http://www.isabeaudoucet.org/2013/05/23/video-slideshow-carnaval-in-cap-haitian-and-milot-haiti/img_2905/

http://www.flickr.com/photos/_alan_b_photography/with/8149557641/

http://www.flickr.com/photos/exchangesphotos/with/6960866774/

http://boardingarea.com/rapidtravelchai/2012/10/16/haitis-versailles-sans-souci-palace-at-the-foot-of-the-great-citadel/

http://www.flickr.com/photos/90346663@N05/galleries/72157632388460795

http://boardingarea.com/rapidtravelchai/2012/10/13/the-great-citadel-of-the-caribbean-cap-haitien-haiti/

http://www.royalcaribbean.com/connect/blog/tag/haiti/

http://www.royalcaribbean.com/connect/blog/tag/citadelle-laferriere/

http://www.flickr.com/photos/thecaribbean/with/2996064132/

Vídeos:

Do Palácio




Da Citadelle





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS