quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hotéis abandonados no Japão



Olá, gente boa!
Já falamos aqui em hotéis abandonados no Japão, mas precisamente em Okinawa - na postagem http://www.lugaresesquecidos.com.br/2013/08/hoteis-abandonados-em-okinawa.html - mas há tantos outros hotéis abandonados nesse país, que merece uma postagem só pra eles, os hotéis abandonados do Japão.

Deer Spring Lodge
Quero começar com uma pequena hospedagem abandonada em alguma área remota ao redor Chichibu, na província de Saitama. Toda em madeira, ela está se deteriorando bem rápido.












Fonte da pesquisa:

http://www.haikyo.org/abandoned/hotels/deer-spring-lodge/


Dialand Hotel
Também chamado Symphony Hotel - está ao lado de uma pacata aldeia japonesa. Por estar numa área longe da cidade o Dialand Hotel ainda não foi tão vandalizado, porém, a deterioração natural exercida pelo tempo já fez seus estragos. O lobby impressiona por causa de anéis de metal ligados ao teto, talvez servissem de suporte para a instalação de equipamentos - luminárias, decorações (?). Seus quartos têm vista para a piscina, provavelmente um hotel para encontros rápidos.




















Fonte da pesquisa:


Hotéis abandonados na beira de um rio
Um complexo de quatro prédios bem diferentes entre si, o qual está localizado nas margens de um pequeno rio de montanha, bem na entrada da costa oeste do Japão. Os prédios estão literalmente pendurados sobre a água, um cenário já fascinante, e ainda por cima estão abandonados.







































Fonte da pesquisa:

http://ralphmirebs.livejournal.com/169991.html

Zexu-Rest Hotel
Um pequeno prédio com dez quartos e cada garagem acessa seu quarto diretamente e privativamente. Como não há um hall de entrada, pode-se ficar no quarto e viver completamente sem conhecer outros hóspedes. Um motel para os brasileiros - e isso já me desponta em outra pesquisa.
O hotel foi inaugurado em 1973 e fechado em 1997, e a decoração dos quarto é algo singular, completamente kitsch. Estilo tão difundido de decoração nos motéis do mundo inteiro, e nos anos 70 então, nem se fala. Os quartos alugados por hora com preços que variavam entre 9.000 ienes por dia e 2.000 ienes para um par de horas no Zexu-Rest. Vocês vão amar isso.














































Fonte da pesquisa:





Hotel perto de Shimoda
Há realmente muitos hotéis abandonados no Japão, e impressiona o respeito que eles têm pelo local depois de abandonado. Ele é entregue aos espíritos e nada que está lá é retirado.
Numa região de praia, perto da cidade de Shimoda, o hotel encontra-se na beira da estrada, não tem como não parar e entrar. Pedindo permissão aos habitantes invisíveis, claro.






































Fonte da pesquisa:



Kappa Onsen Hotel
Também chamado de Shangrilá, este hotel já se encontra em estado de deterioração. Não fazia parte da cadeia dos hotéis de luxo, era grande e a preços populares.
Ele é um pequeno prédio de dois andares, possui cerca de 60 quartos, uma magnífica piscina e uma capela. Este hotel foi, provavelmente, usado para receber casamentos e outras cerimônias. Ele está locado num quarteirão inteiro de prédios abandonados. 















Fonte da pesquisa:



Kuroshio Inn
O Kuroshio Inn está localizado em uma bela floresta cheia de veados e porcos selvagens, o Oceano Pacífico a poucos metros de distância, um cenário perfeito para um hotel abandonado.
Mas por dentro a decoração é fabulosa, a sala de restaurante-bar, com sofás de várias cores, cadeiras e mesas anos 70, talvez 80, que não perdem seu colorido mesmo estando entregues ao abandono. 










Fonte da pesquisa:



Maya Hotel
Falei que eram muitos. E ainda tem mais hotel abandonado.
O Maya Hotel é de 1929, é um dos mais antigos hotéis abandonados no Japão. Fica no Monte Rokko, e tem uma vista maravilhosa em direção à Kobe.
O seu interior adquire uma atmosfera mágica por causa das luzes que entram e se misturam com as sombras do abandono.















Fonte da pesquisa:

http://www.haikyo.org/abandoned/hotels/maya-hotel/


Okawa Grande Hotel
O Okawa Grand Hotel, além de abandonado, tornou-se um lugar popular entre os motoristas de ônibus: eles gostam de se reunir aqui algumas vezes e desfrutar de uma festa e um feliz churrasco. Vejam que interessante, os locais permanecem frequentados mesmo depois de abandonados. Um detalhe: a piscina está incrivelmente conservada talvez por estar sempre cheia por causa do constante tempo chuvoso.










Fonte da pesquisa:

http://www.haikyo.org/abandoned/hotels/okawa-grand-hotel/


Setor Hoteleiro abandonado
Gente! Um setor de hotéis inteiro abandonado, tipo aquele quarteirão que acabei de mostrar. O.o
O setor hoteleiro no Japão é mega competitivo, especialmente quando se trata de pontos turísticos populares. Hoje, os hóspedes vão, e amanhã eles não vão mais já atraídos por outro novo local. É o consumo super acelerado da cultura japonesa. As pessoas simplesmente deixaram de frequentar este local.
































Fonte da pesquisa:

http://ralphmirebs.livejournal.com/56426.html


Shimoda View Hotel
O Shimoda View Hotel é também um hotel abandonado bastante conhecido, localizado na Península de Izu. Ele contém pianos abandonados, tambores, e uma salas de strip tease (!).
E puxando para a postagem do motéis abandonados no Japão, esse local com certeza era um local para encontros sexuais e diversão.















Fonte da pesquisa:

http://www.haikyo.org/abandoned/hotels/shimoda-view-hotel/


As ruínas do lago Yamanakako
Na beira deste lago há dois hotéis abandonados o SPG House e o Hotel Yamanakako.
O SPG House é um hotel no bairro de Yamanakako Lake. Considerando que o primeiro andar é realmente um lixo (umidade mudou o local em um pântano horrível), o segundo andar é limpo e arrumado. Nós quase podia sentir como ele ainda estava em operação!

Este lugar não é muito famoso entre haikyoists ou locais, e não há qualquer vestígio de vandalismo em tudo ainda.

Há um artigo completo sobre a Casa SPG no Totoro Times.

Os lagos nos arredores de Mount Fuji também teve seu momento de glória, porém passageira. Percebo hoje para o Lago Yamanaka, para visitar duas mansões abandonadas. Não é que o primeiro está sendo restaurado, mas o segundo é um pouco mais difícil de encontrar, é uma ruína. O hotel consiste em dois edifícios, o primeiro é completamente mofado molhado demais, e parecia ser uma recepção de gala ou (há vestiários para "artistas"). A segunda é o hotel.

Hotel Yamanakako não é uma visita extraordinária, mas também que o Haikyo. Surpresas, lugares destruídos, ou lugares que não têm nada especial. Mas, durante a visita, há sempre um pouco virado, querendo saber o que vai ser quando eles abrem a porta! Saímos do hotel para ir ao redor do lago, sem saber que outro Haikyo encontramos ...






























Fontes da pesquisa:

http://www.haikyo.org/abandoned/hotels/spg-house/

http://www.totorotimes.fr/japon/yamanakako-hotel-haikyo/


Torre Cápsula de Nakagin
Nos anos 60, um grupo de jovens arquitetos japoneses se mostrou convencido de que as cidades do futuro seriam compostas por estruturas grandiosas capazes de evoluir adaptando-se à evolução das necessidades da cidade e seus ocupantes. Edifícios fixos e estáticos haviam se tornado obsoletos. Assim nasceu o " metabolismo " , um movimento arquitetônico do qual a Torre Cápsula de Nakagin Torre seria seu ícone maior. Um edifício com uma vida útil prevista para mais de 200 anos, mas que, por ironia do destino, em apenas 40 anos depois, se tornou obsoleto aos seu moradores.
A torre foi construída em 1972 pelo arquiteto Kisho Kurokava  em Tókio. Tida na época como a estrutura residencial no futuro. Hoje, esta obra-prima está vazia e abandonada.
Quando a construção começou na década de 60, foi um marco na arquitetura japonesa. A idéia era formular ambientes flexíveis, facilmente sustentáveis, com peças que podem ser substituídas ao longo dos anos.
A torre é feito de 140 moradias individuais cada uma com menos de 30 metros quadrados. Eles foram montados em fábricas, transportados inteiros e montados na torre com um quebra cabeça.
A intenção original era mudar apartamentos cada 25 anos, no entanto, este protótipo nunca teve a manutenção prometida e nenhuma habitação original foi substituído por outra nova. Atualmente, dos 140 apartamentos, 15 ainda estão ocupados.
A ideia de um apartamento inteligente, num prédio inteligente nos anos 70 logo se tornaria ultrapassada com as mudanças radicais que sofreram as tecnologias na passagem dos anos 80/90 e 90/2000. Ficou tudo com cara de filme antigo de ficção científica. Porém, ele foi o pioneiro dos hotéis cápsula tão comuns hoje em dia em Tókio.
O que fazer com um caso desses? Fica a pergunta e fim da postagem, ufa!! agora esperemos as atualizações. Grande abraço.










































Fontes da pesquisa:

http://en.wikipedia.org/wiki/Nakagin_Capsule_Tower

http://www.cabovolo.com/2012/05/la-torre-de-capsulas-nakagin-el.html

http://kajgana.com/nekogash-remek-delo-denes-mornichavo-i-napushteno-mesto

http://www.mascontext.com/issues/4-living-winter-09/case-study-1-nakagin-capsule-tower/

http://stephendavidsmith.net/tokyostory/nakagin-capsule-tower-the-future-was-30-years-ago/

http://www.flickr.com/photos/stephendavidsmith/sets/72157618894448904/

http://smallspaceliving.org/?p=47


Vídeo:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Nakagin_Capsule_Tower.ogv

3 comentários:

  1. Outra excelente postagem!!! Adorei amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. O post foi excelente! Eu achei fantástica a ideia da torre cápsula de Nakagin. Ela poderia, sim, ter funcionado bem se seus arquitetos houvessem seguido o planejado. Eu adoraria passar minhas férias em um lugar como essa torre. Bem ousado e criativo. Acho fantásticos os posts desse blog. Continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Sou fascinada por assuntos como este. Acho que cada um desses lugares tem uma história muito legal a ser contada! Parece que visitei cada um deles com o post. Gostaria de saber mais histórias dos lugares, principalmente se há registro em imagens enquanto estavam em funcionamento e os motivos pelos quais eles foram abandonados. Parabéns!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS