terça-feira, 1 de outubro de 2013

Palácios e castelos abandonados


Olá, gente!
Faz tempo que estou pra escrever sobre esse tema. Castelos e palácios são prédios com programas de necessidades geralmente muito extensos. Têm torres, telhados com seus enormes sótãos, quartos e mais quartos, subsolos salas e salões, isso sem falar nos espaços externos - jardins, piscinas, passeios etc. 
Escolhi alguns exemplos diferentes entre si pra mostrar pra vocês, de países e estilos bem distintos. Suas histórias são fantásticas, cercadas de mistérios e às vezes de tragédias.
Essa é uma postagem que estará sempre sendo atualizada. Vamos aos castelos e palácios!

Palácio Onuškis em Rokiškis, Lituânia

Um antigo palácio neoclássico com uma fachada de 11 colunas, cujo projeto acredita-se ser do famoso arquiteto Cezaris Anikinis. Na Lituânia, esse belo prédio, que já foi totalmente saqueado e depredado, pertenceu a vários donos, foi incendiado durante a Primeira Guerra Mundial mas suas ruínas estão lá até hoje. Preservadas, fazem parte de um parque. Tem um passado cheios de histórias...

 
















Castelo Noisy ou Castelo Miranda - Bélgica
Acho que esse é o mais badalado dos castelos pelos exploradores. Já está muito vandalizado, mas logo ao ser abandonado e começarem as primeiras visitas inesperadas, seu proprietários mandaram retirar todo tipo de acabamento em pedra e madeira que havia no castelo - escadas, pisos, forros e cobertura de paredes. Abandonado em 1991 seu telhado já começa a colapsar por causa de incêndios e da própria natureza - fortes chuvas locais acontecem.
Também conhecido como Castelo Miranda, ele foi construído para ser a casa de campo da família Liedekerke de Beaufort em 1866 no estilo neo gótico. Uma imitação luxuosa do gótico de 500 anos atrás. Pertenceu à família té a invasão alemã, durante a segunda guerra, quando foi ocupado pelas tropas nazistas. Depois da guerra foi comprado pela Companhia Ferroviária Nacional Belga e transformado em uma espécie de casa de férias para crianças de saúde debilitada. Nos anos 70 foi transformado em casa para colônia de férias. Era comandado somente por mulheres.
Ao fim dos anos oitenta, seus proprietários tentaram em vão transformá-lo em hotel e, em 1991, foi abandonado e entregue ao governo belga, que também não soube o que fazer com ele.
Escolhi imagens de duas galerias apenas, pois há muito material disponível sobre o Castelo Miranda.


















































Alguns vídeos:







Castelo Popov - Ucrânia
Uma antiga propriedade rural datada de 1884 que pertenceu a Vasili Popov Jr., localizado perto de Vasylivka. De projeto neogótico, o prédio é atribuído ao arquiteto russo Nicholas Benois, principal expoente do movimento arquitetônico "revival gótico"da nação russa.











O Castelo, a vila e a igreja de Murat
A França, principalmente em seu Sul, está cheia de castelos medievais e antigos feudos. Numa simples ida ao Google Earth, já se encontra muita coisa navegando pela região. Há centenas de vilarejos medievais, todos com suas igrejas, castelos e casas ainda bem conservadas, pois a maioria ainda está em uso. Nota-se que a parte antiga conservada foi rodeada de construções de séculos subseqüentes e, assim, foram crescendo. Mas ainda são pequenas cidades e vilarejos.
O vilarejo de Murat é um desses lugares. Está situado a 30 km à Leste de Montluçon e a 45 à Sudoeste de Moulins (46º 24' 3.78" N 2º 54' 28.12" E, no Google Earth), na antiga provícia de Bourbonnais, atual Departamento de Allier. Do antigo vilarejo sobraram poucas casas, uma igreja (conservada) e um castelo em ruínas, tudo sendo engolido pela vegetação arbórea. O castelo está pousado sobre uma plataforma rochosa, com vista para o sinuoso rio Murat, e sua história começa no século I d.C., quando foi erguido juntamente com a igreja e uma casa do dirigente romano destinado ao comando da região. O castelo está sem uso a mais de 5 séculos e sua forma não é das mais comuns, pois se adaptou ao terreno do topo da colina. Ele sofreu modificações durante esses séculos todos: começou com um forte, depois construíram-se torres. Teve vários donos, passou por várias guerras até que, em meados de 1500 ele foi abandonado.

Além de toda sua história, o castelo carrega uma lenda consigo, a “Lenda dos Amantes do Castelo de Murat” que reza que uma fada apaixonada por um humano belo e virtuoso não foi correspondida, pois seu amado amava uma princesa. A fada, então, tece um plano para separar os pombinhos e, num sonho, aparece para o moçoilo e diz que há, nas profundezas do castelo, um tesouro. Ao acordar o príncipe se desvia de seu encontro com a princesa e parte em busca do tesouro e, enquanto isso, a fada enchia a cabeça da princesa de caraminholas sobre o “falso amor” do rapaz (que sa-fada!). O mancebo ganancioso para dar uma vida de riqueza à sua amada, se adentra tão profundamente nos submundos do castelo que acaba chamando atenção de demônios que viviam no subsolo, os quais o arrastaram pelos pés para as profundezas, em brincadeiras mortais,  e o largaram quase morto perto do rio Murat. A princesa então, resolve ir atrás do seu amado desaparecido e, depois de procurar muito, o descobre, desfalecido às margens do Murat. Ela se deita ao lado dele e adormece, cansada da procura. Ao amanhecer, agricultores encontram os dois, mortos (pelo frio) e abraçados num gesto de amor eterno. Ainda dizem por lá que durante o verão, as paredes das ruínas do castelo se tornam vermelhas como sangue e, que durante o inverno, os fantasmas dos amantes se mostram para aqueles dispostos a enfrentar o frio na ruínas. 






















  







Ruínas de castelos na França por David Huck
Uma pequena e bela coletânea que encontrei desse fotógrafo sobre castelos pela França. Um detalhe: todos em ruínas.

 Puislaurens

Puislaurens

Puislaurens 

Mont-Segur

Lagarde  

Lagarde  

Lagarde  

Lagarde  

Lagarde 

Lastours 

 Queribus

Queribus 

Queribus 

 Peyrpertus

Queribus

Usson


Vallone dei Muline
esta ruína fica no centro de Sorrento, e foi abandonada em 1866.















Vídeos:











Fontes da pesquisa:


http://en.wikipedia.org/wiki/Popov_Castle

http://citypicture.ru/goroda/po-zabroshennym-mestam/

http://www.panoramio.com/photo/41168854

http://www.panoramio.com/photo/18498422

http://www.panoramio.com/photo/4221344

http://www.flickr.com/photos/muntaniol/3416265918/sizes/l/in/photostream/

http://www.panoramio.com/photo/18498690

http://www.panoramio.com/photo/701998

http://www.panoramio.com/photo/67956319

http://www.panoramio.com/photo/624346

http://www.panoramio.com/photo/70883961






http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Murat_Allier_03.JPG

http://www.abandonedplaygrounds.com/the-abandoned-valley-of-the-mills-in-italy-il-vallone-dei-mulini-italia/

http://www.rokiskiotic.lt/en/node/206

Mais alguns vídeos sobre o assunto:






9 comentários:

  1. COMO DEVERIA SER LINDO EM SEUS TEMPOS DE GLÓRIA! SE EM RUINAS DEMONTRA SEU ESPLENDOR...
    LINDO FOTOS RENATO!

    ResponderExcluir
  2. Como pode tantos lugares belíssimos terem sido abandonados e ninguém se interessar por eles??

    ResponderExcluir
  3. Medo, não entraria de jeito algum em um lugar assim!!!

    ResponderExcluir
  4. nossa isto e simplesmente perfeito!
    iria morar em um castelo sem prolemas. Especialmente o castelo que possui uma lenda *_*

    ResponderExcluir
  5. COMO EU QUERIA TER UM DESSES SE TIVESSE DINHEIRO ADOTAVA UM DESSES COM CERTEZA A DUVIDA SERIA QUAL!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria!!
    Me lembra quando eu era criança que sonhava em morar em um castelo deses.

    ResponderExcluir
  7. Lindíssimo! Sou fascinada com ruínas e as histórias que elas contam.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS