quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Decadência urbana em Belém do Pará


Oi, gente boa!
Quero tratar de um assunto muito sério hoje em dia muito comum nas cidades: a decadência urbana. O que causa? como uma cidade ou parte dela envelhece e, em muitos casos, prédios acabam se tornando ruínas, antilugares na cidade?
A decadência das cidades um fenômeno causado por vários fatores. Relacionados mais comumente ao crescimento das cidades e natural modificação que ela passa ao longo desse processo. No caso de Belém, aliado a tudo isso, contribui o clima chuvoso da região. Chove quase todo dia, em muita quantidade durante o ano inteiro. Não há manutenção que resista a umidade constante e ao calor, ainda mais se tratando de áreas esquecidas e prédios abandonados, a aceleração da degradação é fulminante.
Quanto aos motivos que causam a decadência, como eu disse antes, podem ser variados: no caso de prédios, abandono por morte do último possuidor do imóvel, abandono por brigas judiciais entre herdeiros, mudança dos proprietários e posterior abandono, incêndios, abandono por falta de dinheiro para a manutenção, desvalorização da área onde está o prédio, a mudança de atividades econômico comerciais destinadas a uma área, etc. - no caso de cidades e áreas urbanas maiores temos fenômenos naturais como terremoto, inundações e cheias, vulcões, entre tantos outros. O processo natural que as cidades passam modificam bastante as atividades de uma área ao longo do tempo, por exemplo, as áreas portuárias antigas nas cidades não compatibilizaram suas atividades com as atividades das cidades já inchadas. O fluxo de trânsito pesado dentro das áreas urbanas causado por esta atividade fez com que os portos fossem quase que expulsos para longe, para áreas até melhores para eles próprios, mas isso demorou muito e em Belém ela ainda resta dentro da cidade, reduzida, mas que produziu uma degradação dos setores circundantes. Muitos casarões foram abandonados nessa transição, os quais pertenciam á família de condição financeira mais que razoável e que se mudaram para áreas mais distantes. Isso ainda acontece até hoje.

Fachadas de algumas casas e palacetes em Belém
Andar por Belém é reviver - de uma certa forma sombria - o passado. O clima chuvoso naturalmente dá um ar de decadência aos mais novos prédios e torres gigantescas que há pela cidade.
Registrei alguns locais bem interessantes.












Antiga União beneficente dos Choffeurs do Pará.









Um palacete do ecletismo com influências Art Noveau da primeira década do século XX que em breve será incorporado à mais uma torre de luxo construída na cidade.






Mais sobre o palacete:

http://haroldobaleixe.blogspot.com.br/2010/02/blog-post_22.html

Uma praça em estilo Art Noveau com um coreto em estrutura de ferro, muito provavelmente importada da europa.






























Um comentário:

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS