domingo, 30 de junho de 2013

Antigas estações ferroviárias paulistas - por Adriano Martins

 

Olá, gente!
Quando fiz a primeira postagem sobre ferrovias brasileiras e suas estações abandonadas, conheci Daniel Gentili, um explorador das ferrovias do país já faz mais de décadas. Ele contribuiu com tanto material que tive que dividir tudo em duas postagens - links para a parte 1 e para a parte 2.
Mês passado um fotógrafo leitor da página do Lugares no Facebook contou que fazia um trabalho similar às coisas que eu estava postando por lá.  Assim que tive tempo fui ver o link que me havia mandado e percebi que estava diante de uma coisa importante e muito bonita: alguém está registrando as estações das antigas e extintas linhas de trem que existiam no Brasil. Um novo olhar paira sobre o que resta das ferrovias paulistas no Brasil. Que bom!
Adriano Martins, parabéns pelo trabalho e muito obrigado pela colaboração aqui no blog. 

 Rotunda - estrada de Ferro Noroeste do brasil - Lins São Paulo

Estação EFS Pereiras - SP

Estação Rufino de Almeida - RMV - Cruzeiro - SP

 Estação Tibiriçá - Bauru - SP

Estação Tibiriçá - Bauru - SP 

domingo, 16 de junho de 2013

Caixas d'água nos desertos do Kuwait


Olá gente, boa tarde. Sei que há leitores que semanalmente acessam o site à procura de uma nova postagem, para estes e muitos outros peço desculpas pela não constância de atualizações, mas entre minhas viagens à trabalho, eu atualizo postagens do blog a acrescento novidades que podem ser acompanhadas pela página no Facebook, e o que geralmente acontece é que as postagens demoram mesmo para serem feitas. As pesquisas são exaustivamente exploradas até se chegar à pessoa/exploradora que fez as imagens - geralmente um perfil do Flickr, Panoramio. Os temas que exploro, muitas vezes já estão por aí, vide as fontes, mas muitas vezes não. Capturo imagens do Google Earth, vou diretamente no perfil das pessoas que estiveram nos locais - elas sim expressam a verdade sobre o sentimento do explorador. Depois dou um trato em cada uma e produzo o texto. Aí, sim! está tudo pronto para a postagem.
Viajando pelos perfis encontrei o de Mohhamad Abdullah, e em seu álbum sobre o Kwait há umas caixas d'água, as quais fazem parte do abastecimento central de água do Kwait. A cena é impactante: são gigantescos cogumelos azul e branco na paisagem desértica local. Foram idealizadas a partir de 1965, pelo arquiteto sueco Sune Lindström, e em seu conjunto somam trinta e uma torres.
As torres se diferenciam em formas e cores e geralmente marcam a entrada de seus distritos. As que mostrarei são as chamadas "torres cogumelos". São chamadas assim devido a sua forma.






quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Salão de Festas subaquático - Parque Witley - Inglaterra


Na pesquisa por lugares abandonados encontro histórias fantásticas - e é isso que mais me interessa, sua história e o porquê do abandono. Vou resumir a história desse lugar que encontrei para vocês.
Um salão de baile construído sob um lago. Isso mesmo! no fundo do lago.Uma criação extravagante que fascina ainda hoje os que visitam. Eles entram por uma entrada secreta numa cabana abandonada que leva à uma escada em espiral e descem cerca de 12 metros até o túnel que leva aos salão iluminado pela luz amarela da água turva do lago. Uma estrutura em ferro e vidro forma uma cúpula como cobertura e proteção para os frequentadores. Em cima da cúpula, na superfície, a estátua de Netuno marca a posição exata.
Tudo isso pertenceu a Whitaker Wright um empresário que fez fortuna e, imediatamente ao ser condenado por fraude, tomou cianureto e morreu.
O lago foi construído artificialmente e fazia parte de uma área de 9 mil acres num complexo com mansão, velódromo, teatro, observatório, hospital, estábulos, 4 lagos. A casa foi destruída num incêndio nos anos 50 e posteriormente demolida. Os outros prédios foram vendidos após sua morte.
Apesar da história trágica, o lugar continua fascinante.Foi um lugar de grandes bailes e reuniões, hoje só fantasmas e exploradores urbanos frequentam o lugar.





domingo, 2 de junho de 2013

Clube Primavera - Taguatinga - DF


Olá, gente. Hoje fiz uma exploração num clube abandonado que fica em Taguatinga, uma cidade satélite de Brasília. Um clube enorme, que me rendeu bastante material. Fui lá duas vezes e só hoje terminei.

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS