domingo, 19 de janeiro de 2014

Decadência urbana em Belém do Pará - parte 2


Olá, gente boa!
Belém é uma das cidades mais importantes da Amazônia brasileira, e também é a cidade onde eu nasci e me criei até uns 20 anos. Meus amigos de escola, minha família, todos estão lá. Minha primeira casa.
Há algumas postagens atrás - http://www.lugaresesquecidos.com.br/2013/12/decadencia-urbana-em-belem-do-para.html - escrevi sobre a decadência urbana nesta cidade que tanto amo.
Prestes a fazer 400 anos Belém possui inúmeras casas e prédios abandonados ou desocupados. Um prato cheio para o clima bastante úmido do local. O usuário Odilson Sá (link ao fim da postagem) registrou várias fachadas em estado de decadência bem avançada. Muitas só possuem a "casca" da frente do prédio, pois como os interiores dessas casa eram de madeira - pisos, forros, telhados - já não existem mais.
São fachadas fantasmagóricas e surreais. Algumas possuem até árvores que curiosamente crescem em seus topos (na verdade a semente dessas árvores vem dos excrementos dos pequenos pássaros).




























Fonte:

http://www.panoramio.com/user/899908/tags/Lost%20Place

5 comentários:

  1. algumas dessas casa são habitadas,porem falta cuidado dos seus donos e outras tem dono mais o cara apenas tranca e nao deixa ninguém morar.Mas o caso mais lamentável é o do predio na av.presidente vargas que esta abandonado pelos donos e esta sendo residido por moradores de rua que apenas emporcalham o predio ao ponto de feder no meio da avenida

    ResponderExcluir
  2. Se quiser conferir...: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito disso se chama patrimônio histórico. Um verdadeiro descaso...mas as vezes os proprietários nem conseguem manter. Lá no meu blog, tem muito disso...

    ResponderExcluir
  4. Amo casas antigas, mesmo essas abandonadas gosto muito! Seria tão bom se fossem restauradas. Espero que meus netos(um dia), possam ver essas arquiteturas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  5. O casarão abandonado de baixo para cima o nº 13 dava para fazer horta urbana, tem espaço.
    GOVERNADOR! e tudo é propriedade privada. Poxa.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS