segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Os "Budas" das grutas de Maijishan - China


Olá, gente boa!
Hoje eu encontrei um lugar lindo e histórico - escondido numa província da China - e quero muito mostrar para vocês. São cavernas incrivelmente cavadas na pedra, as quais abrigam um tesouro: milhares de estátuas, muitas de Buda. O mais comum é o Amitābha, mas há também muitas do mais jovem e do mais velho. Há estátuas deixadas por monges, freiras, leigos fiéis e doadores. Há também estátuas do Buda histórico, Sakyamuni e o Buda do Futuro, Maitreya, reconhecível por sua posição sentada, com as pernas cruzadas no tornozelo. Algumas das estátuas do Buda histórico mostram influências da Ásia Central - volumes e drapeados das vestes, bem como a forma e as proporções do corpo da estátua e da cabeça.
Quase todas as estátuas em Maijishan são feitas de argila com a adição de uma espécie de agente de ligação para ajudar a preservar a escultura. Porém há esculturas de pedra, geralmente feitas de arenito. O arenito não é uma pedra nativa, e tem origem desconhecida. Também é desconhecido onde as estátuas foram feitas, ou como elas foram levadas para dentro das cavernas. 

Os "Budas" das grutas de Maijishan - China
As Grutas de Maijishan são 194 cavernas construídas num paredão de pedra da colina de Maijishan em Tianshu, no noroeste da China. As cavernas contém mais de 7.200 esculturas budistas e mais de 1.000 metros quadrados de murais e são interligadas por um sistema de escadas suspensas e grudadas na encosta. A construção começou na era Qin tardia (384-417 aC). Em 1952-53, uma equipe de arqueólogos chineses de Pequim, explorou as cavernas e numerou todas. Elas são apenas uma das série de grutas budistas que podem ser encontrados nesta área do noroeste da China, situada mais ou menos sobre as principais rotas que ligam a China à Ásia Central.
Maijishan tem uma localização particularmente interessante, e suas rotas chegam pelo sul até a Índia. Isto influenciou artisticamente várias das esculturas em Maijishan que aparecem por volta do século 6 - têm feições do sudeste asiático, feições indígenas, e até mesmo feições do norte. A primeira influência artística veio, no entanto, a partir do noroeste, através da Ásia Central ao longo da Rota da Seda. Mais tarde, durante as eras Sung e Ming, como as cavernas foram renovados e reparadas, as influências fortes são da China Central e Oriental e a da escultura é mais distintamente chinesa.
Santuários rupestres na China provavelmente serviram a dois propósitos: originalmente, antes do budismo chegar à China, elas podem ter sido santuários locais para adorar seus ancestrais ou várias divindades da natureza. Com a chegada do budismo à China, no entanto, influenciada pela longa tradição de santuários rupestres da Índia e na Ásia Central (principalmente no Afeganistão), tornaram-se parte da arquitetura religiosa da China.
O Budismo nesta parte da China se espalhou com o início dos seis reinados do Liang do Norte. Foi durante o governo dos Xiongnu que os santuários rupestres apareceram pela primeira vez na província de Gansu. Maijishan foi provavelmente começo desta onda de entusiasmo religioso.
Em algum momento entre 420 e 422 dC, um monge de nome Tanhung chegou a Maijishan e começou a construir uma pequena comunidade monástica. Uma das lendas é que ele já havia vivido em Chang'an, mas tinha fugido para Maijishan quando a cidade foi invadida pelo exército Sung. Em poucos anos, ele foi acompanhado por um outro monge, Xuangao, que trouxe 100 seguidores para a montanha. Logo sua comunidade cresceu para 300 membros. Xuangao mais tarde mudou-se para a corte do rei local, onde permaneceu até a sua conquista pelo Wei do Norte , quando ele, juntamente com todos os outros habitantes da corte, foram forçados a migrar e se estabelecer na capital Wei. Ele morreu em 444, durante um período de perseguição budista. Tanhung também deixou Maijishan durante este período e viajou para o sul, para algum lugar em Cochin China, quando em cerca de 455, ele queimou-se à morte.
Mais sobre as grutas em: http://en.wikipedia.org/wiki/Maijishan_Grottoes
Espero que gostem dessa linda viagem.



































































Fontes:

http://www.flickr.com/photos/7720941@N08/sets/72157633959014412/with/472427546/

http://www.flickr.com/photos/kahumphrey/with/5601530977/

http://www.panoramio.com/user/5350181?with_photo_id=64942553

www.imgur.com

http://www.evilsunday.com/maijishan-grottoes-china/

http://pavanmickey.blogspot.com.br/2012/07/maijishan-grottoes.html

http://pavanmickey.blogspot.com.br/2012/07/maijishan-grottoes.html

Um comentário:

  1. Simplesmente... foda!
    Eu estou sem palavras pra descrever este post! Me apaixonei por essas estátuas! Como sempre o blog me surpreendendo com conteúdos de alta qualidade!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS