domingo, 16 de março de 2014

Hospital fantasma na capital do Brasil


Olá, gente boa!
Ontem fui com dois amigos ao encontro de um hospital abandonado. Era um hospital que funcionava normalmente há uns dois/três anos atrás, mas que foi diminuindo suas atividades até fechar. Suspeito de uma reforma no prédio que obrigou o hospital a manter suas atividades somente no subsolo, mas até isso - a reforma -  está visivelmente parada. O hospital, apesar de privado, era gerido pelo estado.
Eu já havia visitado o hospital anteriormente, para entender o que estava acontecendo com ele: um prédio abandonado bem no meio de uma malha urbana movimentada aqui na capital. Vários hospitais, escolas, igrejas e até um parque rodeiam essa "peça urbana" que destoa do entorno por causa de suas condições.
Quando chegamos, descemos para o subsolo e percebemos que as entradas para os pavimentos superiores estavam trancadas. Frustrante. Tivemos que sair e resolver como acessar os demais andares. 
Problema resolvido, chegamos aos andares seguintes. Os dois primeiros já modificados pelas reformas iniciais mas o terceiro não. 
No terceiro andar encontramos o que estávamos procurando: um andar abandonados com coisas de hospital. Camas, arquivos, equipamentos hospitalares, tecnologia antiga - telefones, computadores, entre outros - cofres (!), foram alguns dos objetos que nos deparamos. O vento que circulava livremente fazia as portas baterem o tempo todo, às vezes ouvia passos, pombos e corujas voavam repentinamente sobre nós vindos de um buraco qualquer, era de dia mas mesmo assim arrepios subiam em minhas costas. Por um buraco pequeno atravessamos um compartimento que levava ao último andar, o qual acessava diretamente o terraço. Nunca havia feito uma exploração em um hospital abandonado e lhes digo, foi muito interessante.
Obrigado ao Messala e ao Tiago. Vamos às imagens.



































































































































































































10 comentários:

  1. pbs pelo post, muita coragem entrar num hospital abandonado, por causa de toda a carga negativa que este lugar, deve ter morrido muita gente naqueles quartos onde vcs estavam fotografando. Só uma curiosidade: vcs acharam a "pedra" desse hospital? Todo hospital tem, é o lugar onde colocam os recém-falecidos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estudo na UNIP e desde que vi esse hospital minha curiosidade ficou aguçada, vlw pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Esse hospital atendia ao SUS. Com a crise que da saúde pública na última década o hospital ficou atolado em dívidas devido a inconsistência no repasse das verbas pelo SUS. Tentaram desvincular o hospital do SUS, chegaram iniciar uma reforma pra torna-lo um hospital geral estritamente particular, mas infelizmente não conseguiram. A Casa de Saúde São Braz foi "morrendo" aos poucos. A última coisa a funcionar no prédio, foi um centro de radiologia, que no fim passou a funcionar no subsolo. Esse prédio foi invadido por vândalos e moradores rua, por conta disso fecharam as portas e janelas de pudessem facilitar o acesso ao seu interior.

    Podem passar lá na w5 sul perto da UNIP que esse hospital continua cada vez pior!

    ResponderExcluir
  4. Cara, Parabéns pelo trabalho e pela foto! Acho que de lugares abandonados hospitais são os piores pelas histórias, coisas vividas dentro de cada área desses hospitais e assim vai, então parabéns pela coragem......Hospital São Braz esse é dos antigooooooooooos mesmo, nem lembrava mais deles mas muito bom a iniciativa e as fotos, parabéns! Fiquei impressionado, mas gostei muito das fotos e bem curioso pra ir dar uma visitada nesse hospital também, mas falta a coragem hehe.

    ResponderExcluir
  5. Para onde foram parar os registros de Recém Nascidos da época de 1976 /77 em que este Hospital São Braz ,funcionava,será que outro Hospital ficou responsável ,Alguém sabe?? Ou se perdeu tudo com esse abandono.

    ResponderExcluir
  6. Eu nasci nesse hospital, 1990. Tenso.

    ResponderExcluir
  7. Invadi em abril deste ano, um hospital abandonado em Bragança Paulista - SP, um prédio que pertencia à Unimed e está abandonado desde 2007. Fui sozinha e de dia, haja coragem! E conta com muitas lendas, inclusive se entrar ao anoitecer, é possível ouvir barulho de medidor de batimentos cardíacos no corredor principal do hospital. Tenso!!!

    ResponderExcluir
  8. Caramba!! Meu irmão nasceu nesse Hospital. Me lembro de ter entrado lá algumas vezes... Impressionante isso. Pra onde será que vão os registros dos recém nascidos? Será q o do meu irmão se perdeu? Caramba...

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS