terça-feira, 15 de abril de 2014

Complexos olímpicos abandonados


Olá, gente boa!
Acho incrível grandes complexos construídos para sediarem jogos olímpicos (de inverno e de verão) acabarem abandonados. Na verdade são imensas estruturas que, após as competições, sofrem um esvaziamento por completo, sendo necessário estabelecer seu uso imediatamente após, inserido num projeto bem elaborador de ocupação, seja de cunho social ou turístico.
Separei três casos distintos: as vilas olímpicas de 1936 em Berlim, de 1984 em Sarajevo e em Sochi (!!!) de 2014. Isso mesmo o que vocês leram. Com tanta crise política acontecendo por lá, a vila olímpica de Sochi é a mais nova cidade fantasma do planeta. 
Há mais olímpicas vilas abandonadas e em breve estarei atualizando essa postagem. Divirtam-se!
Vila dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim
Os Jogos Olímpicos de 36 foram aqueles nos quais Hitler teve que esconder do resto do mundo que era racista e suas intenções militares. Além disso, também teve que ver um grupo de atletas afro descendentes americanos ganharem a maioria das medalhas do atletismo. Somente Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro, colocando abaixo a supremacia ariana que o ditador tanto defendia. 












































































Fonte:

https://www.flickr.com/photos/kelly_humphries_photography/sets/72157622782096848/with/4095667138/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1936

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005680

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2176977/Adolf-Hitlers-Olympic-Village-1936-Conservationists-race-save-forgotten-relic-infamous-Nazi-Games.html

http://www.abandonedberlin.com/2010/04/olympic-effort-for-abandoned-village.html

http://crasstalk.com/2013/05/three-abandoned-places-8/

Vídeos:




Complexo olímpico dos jogos de inverno de 1984 em Sarajevo
Quando Sarajevo - atual Bósnia e Herzegovina - ganhou a votação para sediar as Olimpíadas de Inverno em 1984, vencendo o Japão e a Suécia, esperava-se que isso traria para a cidade desenvolvimento e projeção mundial. Porém, não foi bem isso que ocorreu. A antiga República Socialista Federal da Iugoslávia se dissolveu de forma bem trágica em 1992, num processo/guerra que duraria quatro anos e um saldo triste de mais de onze mil mortos. 
Atualmente, o palco onde competiram 49 países em 84 está abandonado há 30 anos e com marcas da guerra que o destruiu completamente. Ainda hoje se pode encontrar minas enterradas pela região e todo o complexo serviu de pontos de artilharia para os bósnios/sérvios durante o combate.  



























































Fontes:

http://www.businessinsider.com/sarajevo-olympic-venues-2014-2#the-judges-stand-at-the-ski-jumping-venue-1

http://widelec.org/p/4086/opuszczony-kompleks-olimpijski-sarajewo-84?utm_source=widelec&utm_medium=Podobne&utm_content=4129&utm_campaign=PodobneBox

http://www.publico.pt/desporto/noticia/as-ruinas-olimpicas-de-sarajevo-1623650#/0

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_1984

Vídeos:





Vila olímpica do Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 - Sochi, Rússia
Pois pasmem! as autoridades russas não sabem o que fazer com a infra estrutura construída para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2014. Com a crise da Ucrânia/Criméria acontecendo, o setor hoteleiro da vila não teve o retorno esperado do turismo e, em poucas semanas depois dos jogos, tudo já estava vazio e se tornou uma cidade fantasma.
O mato crescendo, dezenas e dezenas de hotéis completamente vazios, construções não acabadas, lixo nos canais de drenagem e muito, muito vazio. Isso é a Vila Olímpica de Sochi hoje, uma cidade fantasma, aliás, a mais recente. Uma cidade fantasma que acabou de nascer e que, para uma ghost city, isso significa - ao mesmo tempo - seu nascimento e seu abandono, sua morte.





  
  





























Fontes:



7 comentários:

  1. Muito bom! Será que existe cidade olímpica com benefícios para seus moradores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao... so para seus idealizadores, e so esperar algum tempo, que vai ser possivel fotografar uma cidade olimpica fantasma.... apos 2016...e so esperar.

      Excluir
  2. Olá. Tenho mas um lugar pra VC visitar. Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, campus da Piedade. Foi onde eu fiz a minha graduação. É um campus muito grande com piscinas quadras de esporte, predios e ainda tem um anatômico. Gostaria de ver fotos desse local. Aguardo contanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado ! Estudei lá também . Uma universidade enorme ... uma das melhores do Brasil por muito tempo e acabou assim ... abandonada . Gostaria muito de ver imagens de lá também ... se eu estivesse morando no RJ ainda iria lá fazer estas fotos . Lugar mágico , cheio de arvores do mundo todo ... jardins ... mini shopping e um complexo de mais de 20 prédios .

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Me entristece saber que lugares onde pessoas tornaram sonhos em realidade, onde pessoas fizeram história, esses locais fazem parte da história de muitos. Pensem em quantas histórias esses lugares não tem? Pense no quão mágico foram esses lugares um dia. Meu coração aperta em ver a depreciação de lugares tão belos e cheios de histórias como esses!

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS