quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Parque Terra Encantada


Olá gente boa!
Quanto tempo eu não escrevia. Muitas coisas aconteceram...
Faz dois dias que a página do facebook foi "descoberta" na rede. Para quem não conhece é a página https://www.facebook.com/URBEXDF/?ref=hl. Ela tá no ar desde 2012 e tinha uns 3000 likes, porém, em dois dias, deu um salto para 16 mil! tudo isso por causa da postagem sobre parques abandonados, na qual coloquei uma matéria sobre o Parque Albanoel, um parque temático sobre o Papail Noel, e que causou comoções (http://www.lugaresesquecidos.com.br/2010/06/parques-de-diversoes-abandonados.html). Foram enxurradas de comentários saudosos, tristes e, a maioria deles, alegres. Memórias de momentos muito felizes vividos lá. Foi e está sendo lindo de ver.
Entre esses comentários, muitos, mas muitos mesmo, pediam para eu falar sobre o Terra encantada, outro lugar que ainda está no imaginário de muitos jovens e suas famílias. Então vamos lá!

Parque Terra Encantada
O Monte Makaya fica no Rio de Janeiro, e o Monte Aurora também. Juntamente com o Kabum e as Corredeiras... Não sabe do que estou falando? ou o seu coração bateu bem forte ao escutar esses nomes? Todos pertencem ao parque de diversões que seria o "mais moderno parque temático da América Latina".
Inaugurado em 1998 o parque "Terra Encantada", um terreno de 200 mil m² localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro funcionou durante 12 anos, quando foi fechado, em 2010 - uma mulher de 61 anos foi arremessada para fora do brinquedo 'Monte Aurora' e morreu. 
A "Rua Principal era composta de bares, restaurantes e várias lojas (do próprio parque), todos com as fachadas em vários estilos da arquitetura brasileira.
A principal montanha-russa do parque, a Monte Makaya, foi a recordista em inversões no mundo (8 inversões ao todo) durante quatro anos, porém, foi superada pela Colossus, localizada no parque inglês Thorpe Park, que conta com 2 inversões a mais.
Desde a sua abertura, em janeiro de 1998, o Terra Encantada não conseguiu superar as expectativas do público, que chegou a comprar ingressos antes mesmo da inauguração. Falava-se numa Disney carioca e a Barra tornava-se a terra da diversão e da fantasia, atraindo dezenas de investidores.
No projeto, previa-se espaço para mais de 60 opções gastronômicas e chegou até a ser cogitada a abertura de uma filial do Planet Hollywood. Os investimentos foram altos e chegaram a US$ 220 milhões. Mais de 12 mil pessoas deveriam ser empregadas direta e indiretamente e esperava-se cerca de 20 mil visitantes por dia. O faturamento seria de R$ 30 milhões mensais, mas nada ocorreu como esperado. Desde o início do projeto o parque enfrentou problemas. A inauguração foi adiada duas vezes. A primeira inauguração seria em outubro de 1997 e não aconteceu. Então marcou-se a segunda para dezembro do mesmo ano, a qual também fracassou. Quando foi aberto, em janeiro de 1998, só 15 das 21 atrações estavam disponíveis. Os primeiros visitantes, decepcionados, chegaram a exigir a devolução do dinheiro pago.
O centro de lazer estava funcionando há menos de um mês quando uma atriz de telenovelas se machucou numa das principais atrações do parque (o elevador Cabum), e entrou na Justiça. Além disso, uma série de problemas abalaram a credibilidade do parque. De brigas entre gangues à greve de funcionários.
Um dos casos que ganharam mais repercussão na imprensa aconteceu em março de 2002 durante um show de rock quando aconteceu ma briga generalizada, com um saldo de 61 feridos. Lojas foram destruídas e saqueadas, e pedras, cadeiras, lixeiras e vasos de plantas foram atirados para todo lado por vândalos que estavam no local.
Em 2010, o Terra Encantada foi escolhido para ser o local das gravações de uma telenovela tendo toda sua Rua Principal transformada em um bairro do Rio de Janeiro antigo, mas precisamente no bairro da Gamboa. Mas o parque estava mesmo fadado ao fracasso e, no dia 19 de Junho de 2010, a ajudante de cozinha Heydiara Lemos Ribeiro foi arremessada para fora da Monte Aurora, caindo de uma altura de aproximadamente 10 metros. A vítima faleceu imediatamente. 
É, como dizemos aqui no Brasil, "tem uma cabeça de bode enterrada" nesse parque.





































 

Para os saudosistas que queiram matar essa saudade com vídeos, fotos, etc, segue a página do parque no Face:


Fontes:














Vídeos:

Um vídeo bem recente no Facebook;









21 comentários:

  1. Parabens pela pagina.....fico feliz em saber que a nossa Terra ainda esta presente nas pessoas da decada de 90 rs

    ResponderExcluir
  2. Saudades.. muitas saudades!!! As melhores lembranças estão neste lugar!

    ResponderExcluir
  3. Valeu! Ficou perfeita a matéria! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Ficou perfeita a matéria! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo. Parabéns pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Descobri este blog hoje e estou estupefacto! Fantástico! Muitos parabéns! Queria enviar informações sobre um lugar abandonado em Portugal mas não consegui um email vosso. Se estiver interessado, avise!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Regularmente visito o seu site, pois gosto do que publicas. A 'A Loja de Sapatos da família' é realemnte muito interessante, além de outras postagens. Parabéns.
    Um bom natal!

    ResponderExcluir
  8. Sobre o facebook, sucesso merecido e agora reconhecido... esse blog aqui é demais da conta!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente o maior problema do rio são os cariocas....

    ResponderExcluir
  10. sinto muito por ter fechado, pois gostaria muito que meu filho se divertisse como, saudade do cabum!

    ResponderExcluir
  11. Parque amaldiçoado, fico feliz que essa coisa horrorosa tenha falido. Espero que os brinquedos apodreçam e desabem. Hoje em dia o lugar é utilizado para rituais de magia negra que ocorrem de madrugada, inclusive com o sacrificio de recém nascidos.

    ResponderExcluir
  12. Geente estou pasma... e encantada !!!

    ResponderExcluir
  13. ótima matéria : da unica vez q fui ao terra encantada no aniversário de 7 anos do meu filho dia 03 de junho de 1999 , não deixou muita saudade : falta de organização , alguns brinquedos não estavam funcionando , como o PORTAL DAS TREVAS e algumas atrações , tinha q comprar ingresso extra . que pena que acabou mas poderia ter sido melhor.

    ResponderExcluir
  14. As duas vezes que fui no Terra Encantada não tenho do que reclamar, todos os brinquedos estavam funcionando. Uma pena que acabou. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  15. As duas vezes que fui no Terra Encantada não tenho do que reclamar, todos os brinquedos estavam funcionando. Uma pena que acabou. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  16. WOW ISSO FOI ABANDONADO OU NAO FOI TERMINADO?EU NAO SEI DISSO PORQUE NAO FUI AO PARQUE.
    PARABENS PELA PAGINA MUITO LEGAL!

    ResponderExcluir
  17. Pena que acabou mesmo. Bons momentos de alegria e diversão em família e amigos.

    ResponderExcluir
  18. Lindo e magnifico era esse lugar!Realmente era encantado,séria ótimo se o terra encantada volta-se como a fênix,que ressurge das cinzas.

    ResponderExcluir
  19. Chorei muuuito e ainda to chorando, foi muita covardia deixa um parque desses abandonar assim, agora so resta saudades :(

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS