sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Os Túneis Williamson em Liverpool


Olá, gente boa!
É sabido que algumas cidades da Europa - e até dos estados Unidos - abrigam redes de túneis subterrâneos que, ao longo da história, foram usados de maneiras diferentes, geralmente com seu objetivo voltado para estratégias de guerra. Mas em Liverpool não!

Os túneis Williamson em Liverpool
Um mistério paira sobre Liverpoorl, aliás, sobre não, SOB Liverpoool. Se trata de uma imensa rede de túneis, de uns 200 anos, abaixo das ruas da cidade e, pasmem, ninguém sabe o porquê desses túneis existirem.
Eles são os "Williamson Tunnels", um verdadeiro labirinto construído pelo excêntrico milionário Joseph Williamson entre 1810 e 1840. Os túneis permaneceram bloqueados até 1995, quando arqueólogos os escavaram e, hoje, uma parte está liberada para visitação pública.
Em 1840, com a morte de Williamson, a cosntrução da rede foi interrompida e seus túneis foram considerados como "um grande incômodo" pois a drenagem da cidade corria direto para eles criando reservas de água de cerca 5 metros de profundidade, além de estarem sendo usados como depósito de  lixo pela população - incluindo restos de obras construídas nos edifícios acima deles.
Durante o século 20 foram feitos mapeamentos da rede existente, mas os mapas estavam incompletos, pois muitas passagens estavam bloqueadas. Somente em 1995 um grupo de estudantes de geologia estudaram o local e naquele mesmo ano as escavações começaram. A extensão da rede não é conhecida pois ainda há túneis bloqueados. Nas escavações forma encontrados vários objetos.
As razões da construção eram mantidas em segredo por Williamson, mas especula-se de que se tratava de uma escapatória para ele e seus amigos quando acontecesse o fim do mundo - ele era membro de um secto religioso extremista que acreditava que o apocalipse estava próximo. Porém a desculpa ouvida dele era que estava dando emprego para quem não possuía. Será?


A entrada do excêntrico túnel.
























Fontes:







Vídeos:



Uma festa que rolou nos túneis:

2 comentários:

  1. Boa tarde Renato, sou de Caxias do Sul e aqui tem muitos lugares interessantes abandonados e esquecidos pelo tempo, principalmente nas áreas rurais.Gostaria muito de fazer parte da sua equipe, grupo, unidade, seja lá o que for .Aguardo teu contato.

    ResponderExcluir
  2. Oi Caren. Sou de Caxias também, o Renato postou recentemente duas explorações que fiz, foi o primeiro post deste ano. Dá uma olhada lá. Podemos trocar uma ideia sobre este tema. Um abraço! Fábio L.

    ResponderExcluir

TOP 10 - POSTAGENS MAIS POPULARES DO MÊS